Comandante Ronaldo Roque visita o Curso de Mergulho Autônomo (CMaut)

22 de setembro de 2021 - 18:19 # #

Texto e Fotografias: Cel Barreto e Major Melo

Curso de Mergulho Autônomo (CMaut)

Comandante Ronaldo Roque visita o Curso de Mergulho Autônomo (CMaut)

O Comandante Ronaldo Roque visita o Curso de Mergulho Autônomo (CMaut). o Curso de Mergulho Autônomo (CMaut) é voltado para atuação em ações de busca e resgate em diversas situações desde a mais simples até mais complexa. Para tanto, os alunos são submetidos a treinamentos teóricos e práticos, tudo planejado, aulas elaboradas sobre situações emergências, para que no momento da operacionalidade, o aluno do CMaut aplique e tenha uma solução acertada.

De acordo com o coronel Claudio Barreto, “o intuito do curso é que cada aluno é seja apto a realizar diversos trabalhos submersos (rios, açudes, mar, caverna, lagoas, galerias, comportas, áreas portuárias entre outras) em quaisquer situação, até aquelas mais desfavoráveis. E por isso que cada CMautiano, deve ter calma, habilidade e paciência, pois o mergulho é considerado uma atividade de pressão e risco”, destacou o oficial que também é mergulhador de resgate.

Portanto a exigência da atividade, nos mais diversos cenários, exige que o mergulhador de resgate deva treinar pesado tanto fisicamente, como também ser muito técnico e preparado psicologicamente.

O Curso de Mergulho Autônomo (CMR)

O Curso de Mergulho Autônomo concluiu na manhã desta terça-feira, 21 de setembro de 2021, a disciplina de Mergulho Livre, com a tradicional prova de equipar e desequipar com equipamento básico de mergulho.

De acordo com o major Melo, “a partir da próxima semana os alunos entrarão em contato pela primeira vez com equipamento autônomo de circuito aberto, onde será ministrado a utilização de diversas técnicas de buscas bem como a adaptação no meio líquido”, comentou o coordenador do CMaut e comandante da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

Contudo, o Comandante Geral Ronaldo Roque de Araújo deu uma inopinada nesta manhã de terça-feira, onde pode acompanhar de perto a conclusão da prova final da disciplina de Mergulho Livre. Na oportunidade, desejou sucesso aos oito alunos que ainda estão no curso. O CMaut iniciou o curso com 28 alunos e no decorrer de três semanas 20 alunos foram desligados por motivos diversos.

Vidas alheias e riquezas salvar!