21 de setembro de 2021 - 08:15 # # #

Texto e fotografias: CEDEC

Defesa Civil no Bairro Centro de Pedra Branca sendo prestigiada pelo Prefeito Matheus Góis

Corpo de Bombeiros inicia Operação Carro-Pipa em Pedra Branca e Monsenhor Tabosa. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil através da execução do Núcleo de Resposta a desastres, deu início nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15) de setembro de 2021 a Operação Carro-Pipa (OCP) nas sedes dos municípios de Pedra Branca, localizada no Sertão Central, e Monsenhor Tabosa, localizada no Sertão de Crateús, na Área Integrada de Segurança 20 e 16, respectivamente. Esta inciativa vai atender 21 mil pessoas nas duas cidades.

Defesa Civil no Bairro Carrapicho, em Monsenhor Tabosa, acompanhando o início dos trabalhos

No total, 35 caminhões-pipa foram distribuídos em 23 rotas (Pedra Branca) e 12 rotas (Monsenhor Tabosa), respetivamente. Os caminhões-pipas foram contratados por meio do edital de credenciamento n° 001/2021-CEDEC, com um aporte financeiro da ordem de R$ 2.236.077,00 oriundos da União e repassados ao Fundo de Defesa Civil – FDCC para assistência a vitimas atingidas por Desastres, no caso a estiagem. A Operação Carro-Pipa terá duração de 03 meses.

21.000 pessoas serão atendidas, nas duas cidades, pela Operação Carro-Pipa, com uma média mensal de 12.600 metros cúbicos de agua potável as populações atingidas pelo fenômeno da estiagem. Pedra Branca com 13.800 pessoas vai receber mensalmente 8.280 metros cúbicos de água potável, enquanto que Monsenhor Tabosa com 7.200 pessoas vai receber 4.320 metros cúbicos de água potável. Essas populações a serem atendidas são das sedes dos respectivos municípios.