26 de agosto de 2021 - 14:52 # #

Texto: 6ªCia/1ºBBM - Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza

Simulado de Remoção de Viatura do Sistema de Pistas do Aeródromo

Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza realizaram um exercício simulado de remoção de viatura de pista. Na manha da sexta-feira, 13 de agosto, após a realização do Tempo Resposta, que tem como objetivo principal aferir o tempo que os três Carros de Combate a Incêndios (CCI’s) chegam a qualquer ponto da pista de pouso e decolagem operacional em até 3(três) minutos, foi realizado um exercício simulado de remoção de viatura da pista.

O simulado de remoção de viatura contou com a participação de dois CCIs. Um deles seria a viatura em pane a ser rebocada e o outro faria o reboque do CCI com defeito. A equipe de manutenção da FRAPORT também foi acionada para dar o apoio necessário com os recursos e ferramentas a serem utilizados juntamente com os bombeiros militares da Seção de Combate a Incêndio (SCI).

Vale ressaltar que esse tipo de simulado cabe não somente para remoção de viaturas mas também para aeronaves de pequeno porte.

O principal objetivo do simulado foi aferir o tempo de chegada e desobstrução da pista por parte da equipe de manutenção do aeroporto e dos Bombeiros que farão a remoção da viatura ou aeronave em pane, bem como observar os recursos e meios utilizados para tal.

A demora no procedimento de retirada acarreta atrasos de decolagens e a transferência de pousos para aeroportos de outros estados. Portanto, agilidade e eficiência na utilização dos recursos são primordiais nesse tipo de ocorrência para o rápido restabelecimento das atividades aeroportuárias e consequentemente o mínimo de prejuízo possível tanto para as pessoas envolvidas como também para as empresas aéreas.