Operação Floresta Branca realiza treinamento de combate a incêndio em vegetação

25 de agosto de 2021 - 11:16 #

Operação Floresta Branca

Aviso de Pauta: Operação Floreta Branca realiza treinamento de combate a incêndio em vegetação

Plano Operativo da Operação Floresta Branca posto em prática

O Corpo de Bombeiros lançou nesta sexta-feira (20) a a Operação Floresta Branca. A Operação Floresta Branca tem como objetivo reduzir o impacto dos efeitos danosos provocados por incêndios florestais, considerados desastre ambiental, atuando com meio de articulação institucional, através da implementação de ações coordenadas e previamente estabelecidas. Diante disso, o nome da operação vem carregada de um significado histórico e cultural envolvendo o Bioma Caatinga o que requer uma atenção especial dos órgãos envolvidos na sua proteção. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perdem as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

Objetivos da Operação Floresta Branca

Proceder a gestão, o plano de contingência e operacional para incêndios florestais e queimadas urbanas e rurais, articulando o emprego dos recursos materiais, humanos e meios suplementares, de forma a executar as diretrizes do Comando Geral pelo Comitê de Gestão de Prevenção e Atuação de Incêndios Florestais (CGIF) para medidas de prevenção e resposta com mobilização e articulação de pronto emprego, principalmente na região metropolitana e interior do Estado do Ceará, durante o período da estiagem do segundo semestre de 2021.

Estiveram presentes no lançamento da Operação Floresta Branca, além do staff do Corpo de Bombeiros, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, o delegado Sandro Caron, o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, o professor Artur Bruno e o coordenador do Previna, Leonardo Borralho e o coronel Darley Sousa, Coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Prevenção e atuação operacional

A Operação Floresta Branca está dividida em três programas integrados e complementares. São eles: Prevenção: tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.

Monitoramento: promove o acompanhamento dos focos de incêndio e queimadas através do site BDQueimadas/INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos diversos.

Combate: conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais, formar bombeiros no Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF), treinar brigadas municipais e das Unidades de Conservação (Apronto Operacional).

Respostas Operacionais

Devido ao aumento significativo de ocorrências relacionadas a incêndios florestais e, considerando que o CBMCE tem outras atribuições operacionais que não devem deixar de ser atendidas, foi admitida a necessidade de deflagrar a divisão da resposta operacional aos incêndios em vegetação em duas respostas.

A primeira resposta será composta pela guarnição que está no serviço ordinário, com ferramentas, materiais e viaturas já disponibilizadas. O objetivo é efetuar o combate, realizar a evacuação de pessoas e animais e proteger patrimônios e vegetação. Já a segunda, será composta por militares que estão de folga do serviço ordinário, contando com no mínimo 13 combatentes, sendo que o comandante da operação deve possuir competência e conhecimento específico dos incêndios florestais adquiridos através do Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A principal finalidade desta Guarnição de Combate aos Incêndios Florestais (GCIF), equipe extraordinária, é combater as chamas até o total controle e extinção dos focos,

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)
Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão, Fortaleza
Data: 26 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Horário: Das 7 horas às 12 horas.

Atividade: Instrução de Combate a Incêndio em Vegetação

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!