CBMCE – 6ªCia/3ºBBM – Bombeiros de Canindé – Kit de desencarceramento

23 de agosto de 2021 - 15:35 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - AssCom/CBMCE.

CBMCE - 6ªCia/3ºBBM - Bombeiros de Canindé - Kit de desencarceramento

Bombeiros de Canindé (6ªCia/3ºBBM) customizam caixotes para kit de desencarceramento

CBMCE – 6ªCia/3ºBBM – Bombeiros de Canindé – Kit de desencarceramento. Os bombeiros de Canindé customizam caixotes para melhor acomodação do kit de desencarceramento, visando proteção e preservação do equipamento, assim como foi dimensionado para utilização na carroceria da viatura de busca e salvamento, na Área integrada de segurança 15 (AIS 15).

CBMCE Kit de desencarceramento

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Este anos (2021) por ocasião da 57ª Semana de Prevenção, o Governador do Estado, Camilo Santana entregou 14 conjuntos (kits), cujas características gerais apresentam um desencarcerador hidráulico, com motor quatro tempos a gasolina e potência mínima de 4,0 HP, montado em chassi metálico estruturado composto cada kit de: 01 moto bomba, 01 ferramenta de corte, 01 ferramenta alargadora, 01 cilindro extensor e 02 lances de mangueiras. A 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM) recebeu um kit completo e uma viatura 4×4 tipo off road com guincho para operações de busca e salvamento.

Histórico da Companhia

Localizado no Km 304 da rodovia BR 020, no bairro Jubaia, a mais nova unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará conta o efetivo de 29 bombeiros, que atuam em duas viaturas de combate a incêndio, sendo uma delas um caminhão tanque, e uma terceira viatura utilizada nos serviços de vistorias técnicas. Ao todo, o governo investiu na obra R$ 567 mil em viaturas e equipamentos de segurança e de uso em ocorrências para a unidade.

Atualmente, pertence a AIS 15, onde atende aos municípios Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Itapiúna, Itatira, Madalena, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paramoti e Redenção.

Além do Governador Camilo Santana esteve também presente na solenidade de inauguração o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o secretário da Fazenda, Mauro Filho; o chefe da Casa Militar, cel. Túlio Studart;  os deputados federais José Guimarães, Danilo Forte e Odorico Monteiro; os deputados estaduais João Jaime, Audic Mota, Bruno Gonçalves e Tim Gomes; a prefeita de Canindé, Rosário Ximenes entre outros.

O quartel de Canindé dispõe de 4 anos de inauguração.