CBMCE e Aesp formam turma do I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec)

21 de agosto de 2021 - 07:42 # #

Texto: 1º Tenente Carolina Olinda, instrutora do Brec - Fotografia: soldado Gilseppe Bonazi | AssCom/CBMCE.

CBMCE e Aesp formam turma do I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas

formatura do I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Ceará (Brec)

CBMCE e Aesp formam turma do I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) no Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Academia Estadual de Segurança Pública realizaram a formatura do I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), nível básico, no Ceará. A formatura do curso se realizou, na manhã desta sexta-feira (20), no Quartel da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/1ºBBM) – Quartel do José Walter, onde se localiza o Centro de Treinamento de Brec, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

CBMCE formatura do Brec Ceará

A realização deste curso faz parte da programação dos 96 anos do CBMCE e contou com a presença do Comandante da corporação, coronel BM Ronaldo Roque e do Comandante Adjunto, coronel BM Zélio Menezes e do diretor de planejamento e gestão interna (DPGI), o coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, do o infectologista e diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará, Lino Alexandre, dos Senhores Carlos Alberto Viana e Elias Estanislau, da Defesa Civil do Município de Fortaleza, além do staff da corporação.

Logo em seguida, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada.

sobre o curso

no ano de 2018 foi plantada a semente da doutrina internacional de busca e resgate em estruturas colapsadas com a formação de 20 bombeiros militares do Ceará em Brasília, com o apoio do tenente coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda que comandava o batalhão de socorro e urgência (BSU) à época e do comandante-geral do CBMCE em 2018, o coronel Heraldo Maia Pacheco. Esses 20 bombeiros juntaram-se a alguns bombeiros que se formaram em anos anteriores em outros estados, dando início a implementação da doutrina Brec no Ceará.

Com a tragédia ocorrida na manhã do dia 15 de outubro de 2019, o desabamento do edifício Andréa, bem como devido o aumento da verticalização e o envelhecimento das edificações, aumentando o risco de ocorrências dessa natureza, o corpo de bombeiros militar do Ceará, com o apoio da secretaria de segurança pública e defesa social (SSPDS), se resolveu investir em equipamentos e treinamentos para melhor atender a população em ocorrências de desabamento.

Dessa forma, no dia 09 de agosto de 2021, se iniciou o 1º curso de busca e resgate em estruturas colapsadas (Brec), nível básico no Ceará. Na manhã desta sexta-feira (20), é com muito orgulho e satisfação que estamos formando 20 novos bombeiros militares especialistas em Brec, que farão parte da construção da história do curso Brec no Ceará.

o curso teve 80h/a e contou com 12 instrutores capacitados. ao todo, 20 bombeiros de diversas cidades do nosso estado concluíram o curso com êxito.

O primeiro colocado do curso foi o soldado Vanderson Tavares da Rocha que recebeu das mãos do comandante Ronaldo Roque o seu certificado e brevê do curso.

O orador da turma do  fo1º curso de busca e resgate em estruturas colapsadas (Brec), nível básico no Ceará foi o tenente coronel Mardens Vasconcelos que proferiu o seguinte discurso, ver anexo.

“O curso ensina ao aluno, por meio de um sistema padronizado internacionalmente, como raciocinar em situações extremas e a reconhecer os seus limites, além das técnicas para buscar, localizar, acessar, estabilizar e extrair uma vítima de um local colapsado. Todas as atividades desenvolvidas tinham o objetivo de submeter o aluno a uma situação mais próxima da realidade possível, em incidente envolvendo uma estrutura colapsada. Foram dias bem intensos, e tensos também, mas nos momentos mais difíceis, sabíamos que podíamos contar uns com os outros. Os conhecimentos adquiridos e os laços de amizades forjados ficarão para sempre”, tenente coronel Mardens Vasconcelos, aluno da I Turma do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) do Ceará.

De acordo com o tenente coronel Joilton Menezes, ” a 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS) vai concentrar o núcleo de Brec do CBMCE, com recursos humanos e materiais vamos fortalecer esta especialidade para melhor servir a sociedade alencarina”, destacou o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

CBMCE formatura curso Brec Ceará

“Agradecemos a parceria com a Aesp na realização de mais um curso de especialização para o CBMCE. Como também a presença do diretor geral do SAMU Ceará, nosso parceiro nato para que testemunhe os nossos esforços em prol da capacitação e aquisição de novos equipamentos de última geração”, ressaltou o comandante-geral do CBMCE, o coronel Ronaldo Roque de Araújo.

Demonstração do Brec

Ao final foi realizada uma demonstração onde os formandos do curso puderam expor uma parte do treinamento, assim como, foram utilizados os novos equipamentos de última geração, como a câmera first look 360º e o sensor delsar, adquiridos pelo corpo de bombeiros militar do Ceará.

O tenente coronel Landim, coordenador do curso, realizou a narrativa da demonstração e como os novos equipamentos funcionam e auxiliam no Brec.

Novos equipamentos

Por ocasião do Curso de Brec foram adquiridos dois equipamentos de última geração, sendo um dispositivo de escuta sísmica/acústica e uma câmara de 360º.

O Delsar Life Detector LD3

Usado pela FEMA, USAR, SUSAR e equipes de resgate de todo o mundo, o Delsar Life Detector LD3 é um dispositivo de escuta sísmica/acústica para detectar e localizar vítimas vivas presas: Estruturas desmoronadas causadas por terremotos, Explosões, Deslizamentos de terra, Catástrofes em minas ou cavernas.

O Delsar Life Detector LD3 converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais. A Delsar é robusta, confiável e capaz de suportar dias de uso contínuo no local do desastre.

Câmera First look 360°

Produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360 suave que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone).

Lema do Brec Ceará: Localizar, liberar e extrair!