Corpo de Bombeiros orienta procedimentos para resgate de gatos em árvore

19 de agosto de 2021 - 09:12 # # #

AssCom/CBMCE

Corpo Bombeiros orienta procedimentos para resgate de gatos em árvore

Corpo Bombeiros do Ceará orienta procedimentos para resgate de gatos em árvore

O Corpo Bombeiros orienta procedimentos para resgate de gatos em árvore. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) diariamente recebe demandas para o resgate de gatos, no alto de árvores ou elevações, é bastante comum na rotina dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. No final da tarde desta quinta-feira, 5 de agosto, por volta de 16h18, os bombeiros militares do Quartel do Cambeba (2ªCia/BBS) compareceram à rua Afonso Lopes, no bairro Serrinha, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).  De acordo com o solicitante, um gato de sua propriedade havia escalado uma árvore de grande porte, subindo por aproximadamente 10 metros de altura e não conseguia retornar. O gato foi resgatado e entregue para seus dono sem ferimento aparente.

A 2ª Companhia do Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/BBS), explica que é do hábito dos felinos subir com facilidade em locais elevados, como telhados e as árvores, assim como outros locais. Contudo, por uma questão anatômica,  para a descida, o sentido de suas garras não lhe dão a estabilidade e segurança que necessitam,  cremos que por isso a demora e o receio do animal em descer. Pelo exposto, o atendimento para esta demanda somente é realizado quando esgotado todas as alternativas, para que não seja necessário o deslocamento de uma guarnição, o que poderia prejudicar o atendimento de ocorrências de maior relevância caso os militares estivessem empenhados no resgate do animal.

A seguir, procedimentos que devem ser realizados antes de solicitar a presença do Corpo de Bombeiros Militar:

– Evite o pânico e o acumulo de pessoas. Com o passar do tempo e privacidade, o gato vai encontrar um caminho por conta própria. (Observe se o gato está ferido ou se tem uma coleira em volta do pescoço; vá para a etapa 4 nesses casos);

– Se já se passaram várias horas tente atrair o gato para baixo, colocado o alimento favorito dele. Chame-o em um tom calmo e tranquilizador;

– Posicione uma escada  contra a árvore perto do gato para que ele possa descer. Deixe-o sozinho com a escada por pelo menos 15 minutos para que ele possa tentar descer por conta própria;

– Se o gato está muito assustado para usar a escada, coloque luvas de trabalho e um casaco grosso para se proteger e suba a escada para tentar pega-lo. Certifique-se de que a escada é estável antes de subir;

– Pegue o gato pela nuca para reduzir suas chances de ser arranhado e induzir a calma no gato. (ser carregado pela nuca remete a infância quando a mãe o carregava assim);

– Se os seus esforços apenas fizerem com que o gato vá mais para o alto da árvore, chame um abrigo de animais ou uma sociedade protetora local ou o Corpo de Bombeiros Militar.

Observação

Não deixe o gato preso na árvore durante a noite. O animal vai ficar apavorado e pode ser vítima de um predador como um gambá ou uma coruja.

Se o gato escalou a árvore fugindo de um cão, certifique- se de que ele seja removido do local para que o gato se sinta seguro o suficiente para descer.

Vida alheias e riquezas salvar!