Incêndio florestal é debelado pelo Corpo de Bombeiros em Caucaia

15 de agosto de 2021 - 18:23 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Caucaia

Bombeiros (3ªCia/2ºBBM) debelam incêndio florestal em Caucaia

O Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Caucaia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/2º BBM), sediado em Caucaia, debelou na tarde deste sábado (14), por volta das 16h23, um incêndio florestal, nas proximidades do quilômetro 10 da Rodovia Estruturante, no bairro Bom Jesus, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11.

O acionamento se deu por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), onde a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. Imediatamente a guarnição de serviço se deslocou até o local da ocorrência. De acordo com o primeiro tenente Ricardo Wagner, “usando de técnicas de combate à Incêndio florestal e de todo o aparato operacional de nossa unidade a guarnição controlou com habilidade esse sinistro tão comum essa época do ano e ainda ajudou na preservação do ecossistema da região”, declarou o oficial da 3ªCia/2ºBBM – Quartel de Caucaia.

Em síntese, a Guarnição de serviço de Caucaia debelou o incêndio florestal já dentro da área da reserva ecológica, utilizando 16 mil litros d’água da viatura ABTS 08 e do AT 14 (caminhão-pipa da 1ªCia/1ºBBM – Quartel Central). O incêndio atingiu pouco mais de 6 hectares, entre a Rodovia Estruturante e uma construtora.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o CBMCE sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

– Nunca jogar quaisquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

– Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

– Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

– Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

– Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre;

– Não queimar lixo em casa ou em terrenos, obedecer a coleta seletiva e, no caso de agricultores rurais, não limpar o terreno utilizando queimadas, são atitudes essenciais.

De acordo com o tenente coronel Marcos Domingos Penucho Diógenes, sobre o assunto, “nas zonas urbanas, o problema maior é com lixo e terrenos baldios, onde as pessoas costumam colocar fogo. É perigoso, pode afetar o sistema respiratório e piorar o estado de quem se trata de coronavírus em casa, por exemplo”, comentou. “Se o lixo é um dos principais problemas nas zonas urbanas, nas zonas rurais é a prática de ‘limpeza de terreno’, que acaba causando incêndios”, destacou o comandante da 3ªCia/2ºBBM sediada no Icaraí, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

“A gente precisa contar com o apoio da população. Não é só questão ambiental, mas também de educação, cultura. Nosso dever é proteger o meio ambiente”, completa o tenente coronel Diógenes do CBMCE.