Defesa Civil contrata 35 Rotas para Operação Carro Pipa

14 de agosto de 2021 - 10:30 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Defesa Civil contrata 35 pessoas físicas/jurídicas para Operação Carro Pipa, em Pedra Branca e Monsenhor Tabosa. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) por meio do O Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC) contratou 35 (trinta e cinco) pessoas físicas/jurídicas, as quais foram devidamente credenciadas e sorteadas para formação de cadastro de reserva. A assinatura dos contratos ocorreu na manhã desta sexta-feira (13) na sede da Defesa Civil, Rua Conselheiro Estelita, 370, Jacarecanga.

Por ocasião da contratação, em virtude da pandemia da Covid-19 foram observadas as medidas sanitárias previstas em legislação vigente, ou seja, o uso de máscara de proteção, distanciamento e o uso do álcool em gel, como também, o procurador não cadastrado devia apresentar a devida procuração e para ser atendido, foi necessário a apresentação de documento de identificação com fotografia, constando o número do RG.

O acesso ao local da assinatura do contrato (Fundo Estadual de Defesa Civil – FDCC) foi realizado pela Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga (Sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), enfrente ao Colégio Liceu do Ceará).

“A Defesa Civil do Estado do Ceará realizou a contratação de 35 (trinta e cinco) pipeiros para fornecimento de água potável aos Municípios de Pedra Branca e Monsenhor Tabosa. A operação ocorre todos os anos, atendendo a solicitações de municípios afetados pela seca ou estiagem no Estado do Ceará. Com essas contratações serão assistidos mais de vinte e um mil cearenses, distribuídos em trinta e cinco localidades”, ressaltou o gerente do FDCC, o capitão André Sousa.

35 Rotas foram contratadas por 3 meses, podendo renovar por mais 1 mês. Das quais, 23 Rotas foram contratadas para a Operação Carro-Pipa em Pedra Branca e 12 Rotas para Monsenhor Tabosa. A previsão é que os atendimentos se iniciem no início de setembro de 2021. O investimento foi da ordem de R$ 2.000.000,00 milhões de reais oriundos do Fundo Estadual de Defesa Civil (FDCC)

Dos preparativos

De acordo com o tenente coronel Holdayne do Nascimento Pereira, “a CEDEC aguardava a renovação dos recursos para a Operação Carro-Pipa que se renova a cada seis meses. Com a publicação da Portaria Nº 1.556, de 28 de Julho de 2021 no Diário Oficial da União (DOU) foi possível a publicação da inexigibilidade e contratação dos pipeiros”, informou o coordenador estadual de defesa civil.

Áudio do tenente coronel Holdayne do Nascimento Pereira

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)