Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato preso em tubulação

13 de agosto de 2021 - 11:54 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato preso em tubulação

Bombeiros do Salvamento 1 (1ªCia/BBS) resgatam filhote de gato

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato preso em tubulação. Primeiramente, os Bombeiros Militares da guarnição de busca e salvamento 1 /Icaraí (1ªCia/BBS) por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira (11) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de resgate de animal (filhote de gato). Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua Presidente Castelo Branco, no bairro Parque Araxá, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6).

O resgate do filhote de gato

De acordo com o 1º Tenente Capistrano, ” logo depois de chegarmos no local, a Guarnição se deparou com o filhote de gato preso na tubulação que dá para a caixa de esgoto da residência, pelos miados estabelecemos um local para quadrarmos a parede e serrarmos o cano”, relatou o comandante do socorro.

Em 20 minutos de trabalhos foi possível quebrar o piso, a parede e acessar a tubulação, onde se encontra o filhote de gato. Apesar do susto, o animal foi resgatado sem nenhum machucado aparente. O filhote de gato é uma fêmea e apesar de não pertencer a residência, foi adotada pela proprietária do imóvel.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Sempre devemos deixar locais de acesso a esgoto e caixa de passagem tampadas, pois estes animais não tem noção do perigo e muitas vezes acabam se machucando.

Em síntese, os Bombeiros resgatam filhote de gato preso em tubulação. O gato era de rua mas foi adotado pela proprietária da residência. O resgate foi realizado pela guarnição de busca e salvamento 1, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS).

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado (2020), foram 5.217 animais resgatados. Este ano (2021), entre janeiro e julho, foram resgatados 3.955 animais, dos quais 2.563 (65%) na Região Metropolitana de Fortaleza e Capital, enquanto que no interior foram resgatados 1.392 (35%). em todo o Ceará.