CBMCE e Aesp iniciam Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC)

9 de agosto de 2021 - 14:21 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

CBMCE e Aesp iniciam Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC)

CBMCE e Aesp iniciam Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Academia Estadual de Segurança Pública promovem o I Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), nível básico, no Ceará. A abertura se realizou na manhã desta segunda-feira (9) e faz parte da programação dos 96 anos do CBMCE. A abertura do Curso foi prestigiada pelo Comando da Corporação que contou com a presença do Comandante Ronaldo Roque e do Comandante Adjunto Zélio Menezes.

O Curso se realizará no Quartel da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/1ºBBM) – Quartel do José Walter, localizado na Avenida L, 1901 – Prefeito José Walter, Fortaleza. No Centro de Treinamento de Brec.

Sobre o Curso

O curso foi criado com o objetivo de especializar as equipes do corpo de bombeiros militar do Ceará para o atendimento de ocorrências como a do edifício Andrea, de busca e resgate de vítimas em estruturas que colapsaram. A semente do BREC foi plantada em 2018 quando 20 bombeiros fizeram o curso em Brasília e atuaram como Comandantes de equipes e resgatistas na ocorrência do edifício Andrea. Esses mesmos bombeiros serão os instrutores do primeiro curso no Ceará. Como nossa cidade está cada dia mais verticalizada e também possui diversos prédios antigos e após o desastre do Andrea, o corpo de bombeiros resolveu especializar sua tropa para que no atendimento seja ainda mais eficaz. O curso terá início dia 09 de Agosto e findará dia 19 e está sendo realizado em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP. Contará com 12 instrutores capacitados e terá 24 bombeiros como alunos. O curso tem 80h/a sendo 30% teórico e 70% prático.

Novos equipamentos

Por ocasião do Curso de Brec foram adquiridos dois equipamentos de última geração, sendo um dispositivo de escuta sísmica/acústica e uma câmara de 360º.

O Delsar Life Detector LD3

Usado pela FEMA, USAR, SUSAR e equipes de resgate de todo o mundo, o Delsar Life Detector LD3 é um dispositivo de escuta sísmica/acústica para detectar e localizar vítimas vivas presas: Estruturas desmoronadas causadas por terremotos, Explosões, Deslizamentos de terra, Catástrofes em minas ou cavernas.

O Delsar Life Detector LD3 converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais. A Delsar é robusta, confiável e capaz de suportar dias de uso contínuo no local do desastre.

Câmera First look 360°

Produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360 suave que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone).