Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato-do-mato-pequeno, em Tauá

2 de agosto de 2021 - 19:18 # # #

Texto: 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá/CE.

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato do mato, em Tauá

Bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) resgatam filhote de gato-do-mato-pequeno

O Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato do mato, em Tauá. Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros 3°cia/3°BBM (Tauá), o felino estava no quintal de uma residência no bairro Alto Nelândia na cidade de Tauá, Ceará. Na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

O resgate de filhotes é relativamente comum, pois caçadores matam a mãe do filhote na tentativa de domesticar o animal e acabam desistindo, optando por abandonar ou entregar para os órgãos responsáveis. Muitas vezes, pessoas retiram os animais da natureza por falta de conhecimento.

Assim como, geralmente os filhotes são retirados da natureza, pois alguém os encontram sozinhos em tocas e acreditou que a mãe os havia abandonado, quando provavelmente ela havia saído para caçar. Também são comuns os casos de animais encontrados em plantações ou durante incêndios florestais e queimadas.

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato do mato, em Tauá

O gato-do-mato-pequeno

O gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus). Os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe e por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem sucedida sua soltura no habitat natural. O filhote será encaminhado para um zoológico e com isso ele perde o seu papel na natureza, tanto para reprodução quanto para equilíbrio da cadeia trófica.

Em síntese, na lista nacional de espécies ameaçadas, o gato-do-mato-pequeno foi considerado como vulnerável. Os bombeiros militares que atuaram no resgate do animal foram: o soldado Julian, o soldado Thiago, o soldado Aragão e o soldado Muniz.

Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.