Corpo de Bombeiros resgata Dois filhotes de gato de fossa em Horizonte

31 de julho de 2021 - 08:57 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata Dois filhotes de gato de fossa em Horizonte

Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) resgata Dois filhotes de gato de fossa em Horizonte

Corpo de Bombeiros resgata Dois filhotes de gato de fossa em Horizonte. Uma guarnição da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/2ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desta sexta-feira (30), dois filhotes de gato de dentro de uma fossa, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Por volta de 16h15, desta sexta-feira (30), uma guarnição de bombeiros militares foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender a uma ocorrência de resgate de animal, na Rua Raimunda Pontes, bairro: Planalto Horizonte, em Horizonte. Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local apontado e se deparou com dois filhotes de gato dentro de uma fossa seca de 2 metros de profundidade.

De acordo com informações do subtenente J Wilson, responsável pelo comando do Socorro, “os gatos entraram pelo suspiro da fossa, foi feito uma escavação até chegar a tampa principal, e logo depois foram fisgados pelo pinção com garra, para fazer o resgate”, relatou. Atuaram no resgate além do subtenente J Wilson, o cabo Célio, o soldado Lourenço e o soldado J Viana, na viatura Auto Bomba Tanque 36 (ABTS 36), e pelo reforço operacional, o cabo Pedrosa, o soldado Bernardo e o soldado Moraes, na viatura de Auto Salvamento 17 (AS 17).

O Pinção Dobrável

De acordo com a tenente coronel Maria Mônica Pinheiro da Costa, “o Pinção Dobrável para Répteis, Cobras e Serpentes, também conhecida como Pinça herpetológica ou snake Tong, é uma ferramenta fabricada em aço inoxidável de alta resistência. A pinça é formada por um corpo dobrável e um gancho na extremidade, unidos por um cabo de aço, semelhante ao sistema utilizado em freios de bicicleta. Contudo, neste caso específico, foi utilizado para o resgate dos dois filhotes de gato”. destacou a comandante da 2ªCia/2ºBBM – Quartel de Horizonte.

Em síntese, os filhotes de gatos foram soltos no pátio da empresa e adentraram matagal, contudo, a responsável pela empresa, que solicitou o resgate, ficou de providenciar que o suspiro da fossa tenha uma cobertura para se deixar o local mais seguro.

Em 2019 o CBMCE resgatou 3.919 animais, em 2020 foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará.

“Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros recomenda que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o subtenente J. Wilson da 2ªCia/2ºBBM – Quartel de Horizonte.