Corpo de Bombeiros resgata animais em Camocim e Tianguá

31 de julho de 2021 - 11:53 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata animais em Camocim e Tianguá

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) resgatam vacas em Camocim e Tianguá

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de dois animais, nesta sexta-feira (30). Os militares resgataram uma vaca que caiu em uma cacimba de alvenaria com cerca de 15 metros de profundidade no município de Camocim,  já no município de Tianguá, a vaca entrou na cacimba e ficou presa no lamaçal, por conta do seu tamanho, peso e largura, não conseguiam puxá-la para fora. Ambas as ocorrências na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Resgate em Camocim

O resgate de animais é uma das inúmeras áreas de atuação do Corpo de Bombeiros do Ceará, por isso, as demandas por esse tipo de ocorrência são comuns. Durante a manhã de ontem (30), a guarnição de busca e salvamento da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/2º BBM – Quartel de Sobral) foi acionada por volta das 08h40 para o resgate de uma vaca que se encontrava desaparecida a dois dias, sendo encontrada dentro de uma cacimba com cerca de 15 metros de profundidade, em Camocim.

De acordo com o subtenente Nogueira, ”para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões “, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro, que usou um cinto paraquedista, e seu içamento junto com a vaca com cerca de 250 quilogramas a terra firme, sem machucado aparente, estava exausta mas logo em seguida se recuperou, ficou presa muito tempo em um local de diâmetro pequeno para o seu tamanho. O proprietário da vaca agradeceu, pois já tinha dado por perdida a sua vaca.

Resgate em Tianguá

Já em Tianguá, por volta das 19 horas, uma vaca que se encontra prenha ficou presa no lamaçal de uma cacimba. Novamente, os bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) foram acionados para realizar o resgate. Contudo, por conta do diâmetro da boca da cacimba ser bastante larga, considerando ainda o grande porte e peso do animal, foi improvisado um tripé com madeira, usando sistema de polias para içamento do animal. Resgate feito com sucesso e entregue ao dono com vida.

Em ambas as ocorrências, Camocim e Tianguá, a guarnição que realizou os resgates foi composta pelo subtenente Nogueira, soldado Reis, soldado Paulo Santos e soldado Fernando.