CBMCE – Semana de muitos resgates de animais no Ceará

31 de julho de 2021 - 19:49 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

CBMCE – Semana de muitos resgates de animais no Ceará. Ao longo desta semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, cão, gato, gato-mourisco, jacaretinga, carcará, vaca, cobra jiboia, cobra jararaca e tatupeba, em todo o Estado do Ceará. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.

Resgate em Tauá

Na terça-feira (27), os bombeiros militares de Tauá (3ªCia/3ºBBM) foram acionados pelo número 193 por volta das 10h30 da manhã para um resgate de animal (cobra jararaca), na localidade do Sitio do São João do Trisse, no município de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). O animal se encontrava dentro de uma cisterna para armazenar água, o resgate foi realizado, utilizando uma vara de captura, após o resgate o animal foi solto em seu habitat natural. Lembrando que a jararaca é uma cobra peçonhenta, ou seja, venenosa, todo cuidado é pouco.

Resgate de cobra jararaca pelos bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM)

Em síntese, a guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo soldado Arlenilson, soldado Bandeira e soldado Lima Silva, na viatura AS 48.

A cobra estava localizada nas madeiras que sustentam o teto da cisterna.

Resgate de cobra jararaca pelos bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM)

Resgate em Canindé

Na quinta-feira (29), os bombeiros militares de Canindé (6ªCia/3ºBBM) foram acionados pelo número 193 por volta das 13h30 da tarde para um resgate de animal (guaxinim), na localidade cabeça da onça, no Distrito de Lagoa do Mato, no município de Itatira, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). O animal havia caído em uma vala que será utilizada para a construção de uma cisterna para armazenar água, o resgate foi realizado fazendo uso de um cambão, após o resgate o animal foi solto em seu habitat natural.

Resgate de guaxinim em Itatira pelos Bombeiros de Canindé (6ªCia/3ºBBM)

Como também, a guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo subtenente Viana, soldado Gleison, soldado Maximiller e soldado Mota, na viatura ASP 43.

Resgate em Sobral

Na sexta-feira (30), o subtenente bombeiro militar Madeira da (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral) vindo de Irauçuba para Sobral encontrou o animal (carcará) que foi atropelado na estrada e o levou ao Quartel de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O animal foi recebido pelo Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (HOVET UNINTA), o animal encontra-se com um machucado em sua pata. Na oportunidade, agradecemos a parceria dos médicos veterinários e equipe do Hospital Veterinário por mais este recebimento de animal, a fauna cearense e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará agradecem.

Resgate de carcará pelos bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM)

Resgate em Crateús

Por volta das 10h45 da manhã da manhã desta sexta-feira, 30 de julho, militares da 2°Cia/3°BBM – Quartel de Crateús, foram acionados via 193 para a captura de uma Jacaretinga no Loteamento Aeroporto, próximo ao DETRAN da Cidade de Crateús.

Chegando ao local o animal já havia sido mobilizados por funcionários de empresa fornecedora de energia que trabalhavam no local. Em seguida o animal foi levado a seu habitat natural às margens do Rio Poti. Contudo, recomendamos sempre ficar distante de animais silvestres.

Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.