Corpo de Bombeiros resgata Gato-Mourisco, em Crateús

30 de julho de 2021 - 16:16 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata Gato Mourisco, em Crateús

Bombeiros de Crateús (2ªCia/3ºBBM) resgatam Gato-Mourisco

Corpo de Bombeiros resgata Gato Mourisco, em Crateús. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da guarnição de serviço da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/3ºBBM) resgatou um felino, da espécie gato mourisco, por volta das 09h45 da manhã desta desta quinta-feira, 29 de Julho. O fato ocorreu no bairro Dom Fragoso, na cidade de Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

O solicitante demandou o pedido de ajuda por meio do número 193. No entanto, achava se tratar de um gato do mato, contudo, ao chegar no local se percebeu que era um filhote de gato-mourisco, animal raro e em extinção e tem densidade populacional baixa.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “o animal integra a lista oficial de espécies ameaçadas da fauna brasileira elaborada pelo órgão”, informou.

Como também, o comando da 2ªCia/3ºBBM articulou junto a A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), o traslado da Cidade de Crateús a Cidade de Canindé, pois o felino foi encaminhado para o Zoológico São Francisco.

Vale ressaltar que o Gato-mourisco conta na lista de animais ameaçados de extinção e é protegido de modo integral, o que inclui a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.

Orientamos a população que em qualquer situação que um animal silvestre adentrar a sua residência não tente captura-lo sozinha pois o mesmo pode se agitar, ficar agressivo e vim à atacar alguém, em qualquer caso ligue 193 que o Corpo de Bombeiros Militar estará à disposição para ajudar 24 horas por dia, finais de semana e feriados.

A guarnição que atuou no resgate do gato-mourisco foi composta pelo: 1º Tenente Clebiano, Cabo Wilk, Soldado Neques e Soldado Fábio.

Ainda em Crateús, por orientação da bióloga do zoológico de Canindé, o gato-mourisco foi alimentado com carne vermelha.

Em sua primeira alimentação em Canindé parece ter gostado do cardápio.

O Gato-Mourisco

O gato-mourisco pode ser confundido com mustelídeos, como a irara. Tem o corpo mais alongado que os outros gatos selvagens neotropicais e possui hábitos diurnos. Apesar de existir em grande parte do Brasil, . Status de conservação – IUCN. Taxonomia.