Corpo de Bombeiros atua no resgate e cuidados de Tatupeba, em Fortaleza

30 de julho de 2021 - 15:01 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros atua no resgate e cuidados de Tatupeba, em Fortaleza

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) atua no resgate e cuidados de Tatupeba, em Fortaleza

Corpo de Bombeiros atua no resgate e cuidados de Tatupeba, em Fortaleza. Na noite desta quinta-feira (29), por volta das 18 horas, uma Senhora entregou no quartel da Messejana um filhote de Tatupeba, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

De acordo com a Senhora Cenira Oliveira, “que sempre alimenta os cachorros da rua e quando retornava para sua casa, viu o tatuzinho muito pequenino, andando no meio da rua meio desnorteado. Ela chegou perto e quando viu o que era ficou desesperada, pois pelo estado acho que ele não estava bem. Foi em casa, colocou o tatuzinho em uma caixa e o conduziu até os bombeiros da Messejana, porque imaginei que os bombeiros poderiam me ajudar”, declarou a empresária. A Senhora reside no Eusébio e informou que a dois dias houve uma queimada no local.

Os bombeiros tiraram fotos e fizeram um vídeo mantiveram contato com uma protetora de animais que fez o vídeo chegar as mãos da Dra. Karine Montenegro – Membro da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil, em Defesa dos Animais. Que articulou e viabilizou a parceria para que o zoológico Sargento Prata recebesse o pequeno tatuzinho. O animal dormiu no Quartel da Messejana mas de modo aparente apresentava desidratação e estava magro, supostamente abaixo do seu peso normal. Contudo foi hidratado e alimentado, conforme orientação especializada, comeu banana mascada. Na tarde desta sexta-feira (30), foi recebido em seu novo lar, pela Dra. Leanne Soares, Zootecnista, responsável pelo Zoológico Sargento Prata.

Tatupeba

O tatupeba (nome científico: Euphractus sexcinctus), também conhecido como peba, peludo, tatu-cascudo, tatu-de-mão-amarela, tatu-peludo, tatupeva e tatupoiú é um tatu da América do Sul encontrado em grande parte do Brasil, norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname. Único membro existente de seu gênero, foi descrito pela primeira vez pelo zoólogo sueco Carlos Lineu em 1758. Tem normalmente entre 40 e 50 centímetros de comprimento da cabeça e do corpo e pesa 3,2 a 6,5… +