Corpo de Bombeiros resgata vaca de 200 Kg que ficou presa em lamaçal

28 de julho de 2021 - 10:07 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata vaca de 200 Kg que ficou presa em lamaçal

Bombeiros de Canindé (6ªCia/3ºBBM)  resgatam vaca de 200 Kg que ficou presa em lamaçal no leito do Rio Canindé

Vaca de 200 Kg é resgatada viva pelo CBMCE após ficar presa em lamaçal no leito do Rio Canindé. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM), resgatou a vaca, em Canindé, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. A ação ocorreu por volta das 12 horas da tarde desta terça-feira (27) e a equipe resgatou a vaca com vida, que pesava em torno de 200 quilograma, no bairro Centro, perto de uma passagem molhada por trás do IML, próximo ao campo do Edson da Pinheiro.

O acionamento ocorreu após os próprios moradores encontrarem o animal já preso no lamaçal. Conforme o solicitante, a vaca estava pastando e ficou presa numa depressão no leito do Rio Canindé. De acordo com o Tenente Everton Barros, a operação de salvamento durou cerca de noventa minutos, “fizemos uma ancoragem com desvio para retirada do animal, amarração tipo balço calafate na parte do dorso e traseira da vaca, e a resgatamos até uma área que não fosse abrejada”, informou o comandante do socorro.

Em síntese, após o resgate, a vaca conseguiu manter-se em pé e não apresentou ferimentos aparentes foi entregue ao seu proprietário que acompanhou e auxiliou no resgate. A equipe que participou do resgate foi composta pelo tenente Everton, subtenente A. Marcos, cabo Barroso, soldado Mazza, soldado R Santos, soldado Darlan e soldado Gleison, na viatura ASP 43.

Prevenção

“Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros recomenda que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o subtenente Odair.

Contudo, em 2019, no total, o CBMCE resgatou 3.919 animais no Ceará. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado.