27 de julho de 2021 - 17:38 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de jovem em São Gonçalo do Amarante. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo de uma jovem de 18 anos de idade, na tarde desta terça-feira (27). O caso aconteceu na Rua Maria Lurdes Sampaio, bairro: Planalto Pecém, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado.

A guarnição de socorro do município de São Gonçalo do Amarante, 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (4ª Cia/2º BBM), por volta das 13h50min desta terça-feira, foi acionada para a ocorrência por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço da jovem para realizar a retirada da joia que prendia a circulação do dedo da jovem.

De acordo com o tenente Almeida, “para a retirada da joia do dedo da jovem foi necessário o uso da mini retifica, que segundo a vítima, já faziam alguns dias que a joia prendia seu dedo”, declarou o comandante do socorro.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo da jovem se encontrar inchado, houve o corte da aliança por meio de uma mini retifica. Após a intervenção, os bombeiros retiram o anel preso no dedo da jovem.

Conforme o tenente Almeida, “todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também nas unidades operacionais”, informou o oficial. Neste caso específico, a vítima foi atendida em sua residência.

Prevenção

O comandante de Bombeiros do Interior (CBI), coronel Anderson Viana, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar.”

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 110 ocorrências de retirada de anel/aliança em dedo. Em 2019, foram atendidas 61 ocorrências.

Corpo de Bombeiros do Ceará explica como agir no caso de joias presas em dedo