Corpo de Bombeiros realiza batismo em oficial da Ciopaer

27 de julho de 2021 - 15:34 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros realiza batismo em oficial da Ciopaer homologado Piloto Comercial de Helicóptero. Na manhã desta segunda-feira (26), o Major da Polícia Militar do Ceará César David Silveira da Costa foi homologado Piloto Comercial de Helicóptero Primeiro em Comando em Voo Visual da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Ceará, recebendo o título de Caçador 30. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Breve histórico

O Major da Polícia Militar do Ceará César David Silveira da Costa ingressou na CIOPAER em dezembro de 2013. Como também, obteve a licença de piloto privado de helicóptero (PPH) em julho de 2014, assim como, a licença de piloto comercial de helicóptero (PCH), em novembro de 2018. Iniciou o treinamento de elevação de nível em maio de 2021, cumprindo com êxito, em conformidade com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 90 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Batismo

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Existem vários tipos de batismo, como o das Águas, do Espírito Santo, de Jesus, de Sangue. Contudo, neste caso específico, o nosso batismo que já é tradição, significa um rito de passagem, assim como, de modo simbólico, representam bênçãos de consagração, por mais uma etapa cumprida, boas vindas e proteção a este novo momento da carreira.

Em síntese, coube a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/1ºBBM – Quartel do Aeroporto de Fortaleza) manter a tradição, além da missão ordinária de prevenção e combate à incêndio em aeronaves, de realizar o batismo do Major PM Davi. O oficial após concluído o período de estágio, agora está certificado e ira pilotar as aeronaves do CIOPAER.

CIOPAER: VOAR PARA PROTEGER E SALVAR!!!