Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Quixeramobim

27 de julho de 2021 - 20:16 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Quixeramobim

Bombeiros de Quixeramobim (4ªCia/4ºBBM) debelam incêndio florestal em Quixeramobim

Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Quixeramobim. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4ª Cia/4º BBM), sediado em Quixeramobim, debelou na tarde desta terça-feira (27), por volta das 15h30, um incêndio florestal, nas proximidades da estrada do Canecão. Na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

O acionamento se deu por meio do número 193, onde a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. Imediatamente a guarnição de serviço se deslocou até o local da ocorrência.

De acordo com o tenente Bruno Goes, “usando de técnicas de combate à Incêndio florestal e de todo o aparato operacional de nossa unidade a guarnição controlou com habilidade esse sinistro tão comum essa época do ano e ainda ajudou na preservação do ecossistema da região”, declarou o oficial da 4ªCia/4ºBBM – Quartel de Quixeramobim.

Em síntese, a Guarnição de serviço foi composta pelo subtenente Lopes, cabo Péricles, soldado Jordana e soldado Mendes, nas viaturas Auto Tanque Bomba 23 (ATB 23) e Auto Salvamento 71 (AS 71)

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o CBMCE sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

– Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso ou qualquer outra fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

– Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

– Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

– Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

– Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre;

– Não queimar lixo em casa ou em terrenos, obedecer a coleta seletiva e, no caso de agricultores rurais, não limpar o terreno utilizando queimadas, são atitudes essenciais.

Também neste ano, o Corpo de Bombeiros lançou a Operação Floresta Branca, com foco na prevenção contra incêndios. Nesses tempos de pandemia, como a corporação não pode fazer trabalho corpo a corpo com a população, todas as informações e alertas estão sendo feitos por outros canais, como as redes sociais.

O 1º tenente Loreto comentou sobre o assunto. “Nas zonas urbanas, o problema maior é com lixo e terrenos baldios, onde as pessoas costumam colocar fogo. É perigoso, pode afetar o sistema respiratório e piorar o estado de quem se trata de coronavírus em casa, por exemplo”, diz Loreto. Se o lixo é um dos principais problemas nas zonas urbanas, nas zonas rurais é a prática de ‘limpeza de terreno’, que acaba causando incêndios”, destacou o especialista em combate a incêndio florestal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“A gente precisa contar com o apoio da população. Não é só questão ambiental, mas também de educação, cultura. Nosso dever é proteger o meio ambiente”, completa o tenente Loreto do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!