25 de julho de 2021 - 14:47 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata animais, em Fortaleza, Canindé e Independência

Corpo de Bombeiros resgata animais, em Fortaleza, Canindé e Independência. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio dos Bombeiros do Salvamento 1 (1ªCia/BBS), Bombeiros de Canindé (6ªCia/3ºBBM) e Bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) resgatou três filhotes de gato, duas iguanas-verde e uma jacaretinga, respectivamente na Área Integrada de Segurança 8 de Fortaleza, além  das Áreas Integradas de Segurança e 15 e 16 do Estado.

Corpo de Bombeiros resgata animais, em Fortaleza, Canindé e Independência

Primeiramente, em Fortaleza, na manhã deste sábado (23), por volta das 10 horas da manhã, os bombeiros militares da guarnição de busca e salvamento 1 (1ªCia/BBS – Quartel do Moura Brasil) realizou o resgate de três filhotes de gato, que se encontravam presos na parede de uma residência, na Rua Dom Quintino, no bairro Pirambu, em Fortaleza. O acesso para o resgate foi feito pelo telhado, utilizando uma escada prolongável, assim como um pinção. O acionamento se deu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

Os três filhotes de gato foram entregues a proprietária da residência que se comprometeu em cria-los.

Logo em seguida, mas desta vez, os bombeiros de Canindé (6ªCia/3ºBBM) por volta das 14 horas da tarde, resgataram duas iguanas-verde, na Rua João Bastos, bairro Alto Guaramiranga. Após o resgate, os animais foram soltos às margens do Rio Canindé.

Assim como, em Independência, os bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) resgataram um Jacaretinga (Caiman crocodilos), réptil carnívoro, também na manhã deste sábado, 24 de julho. Contudo, o animal de 1,50 metros de comprimento foi encontrado preso em uma rede de pesca na Fazenda Ipanema, área limítrofe entres os municípios de Tauá e Independência. Os bombeiros militares foram acionados por meio do número 193. Após o resgate, o animal foi solto em seu habitat natural.

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.