Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Independência

24 de julho de 2021 - 18:55 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Independência

Bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) resgatam jacaretinga em Independência

Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Independência. Um jacaretinga ( Caiman crocodilos), réptil carnívoro, foi resgatado na manhã deste sábado, 24 de julho, por uma equipe da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (3ªCia/3ºBBM – Quartel de Tauá), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

O animal de 1,50 metros de comprimento foi encontrado preso em uma rede de pesca na Fazenda Ipanema, área limítrofe entres os municípios de Tauá e Independência. Os Bombeiros Militares da 3ªCia/3ºBBM de Tauá, foram acionados via 193 para ocorrência onde na localidade encontraram o jacaré já imobilizado por meio de cordas.

Para capturar o réptil, a equipe utilizou um laço tipo cambão a fim de não causar nenhum ferimento animal, assim como dar segurança ao bombeiro militar.

Bombeiros resgatam Jacaretinga em Independência

De acordo com o Capitão Prado, “o laço tipo cambão é o instrumento mais utilizado para captura e e imobilização de pequenos animais, sendo confeccionado em alumínio resistente com cabo em aço encapado, medindo cerca de 150 cm de comprimento e possui um dispositivo de travamento e soltura, permitindo a captura com segurança para o animal e por conseguinte para o bombeiro militar”, destacou o comandante da 3ªCia/3ºBBM que comandou o resgate.

O animal resgatado na Fazenda estava saudável e foi recolhido para a região de mata fechada da localidade próxima a uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. O Jacaretinga já foi resgatado em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ipueiras, Crateús e desta vez, em Independência.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Independência. Atuaram na ocorrência, o capitão Prado, o tenente André Luiz, o tenente Joabe, o subtenente Dourado, o soldado Mickson, o soldado Artur, o soldado Artur, o soldado Barbosa e o soldado Rodrigues.