Corpo de Bombeiros orienta os cuidados ao dirigir sob a fumaça de queimadas

23 de julho de 2021 - 12:52 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros orienta cuidados ao dirigir sob a fumaça de queimadas

O Corpo de Bombeiros orienta os cuidados ao dirigir sob a fumaça de queimadas. Da mesma forma que temos o inverno que traz consigo chuvas que alimentam toda vida na terra, sinalizando prosperidade e abundância, também temos o seu oposto que nos apresenta a estiagem e a seca, que contribuem com o aumento de focos de queimadas no país. Esse fenômeno nos alerta no Estado do Ceará e nos mostra a necessidade de se evitar e combater as queimadas. Em síntese, as queimadas nos trazem danos ao meio ambiente, tanto à fauna como à flora, assim como à saúde pública, como também ao patrimônio e a vida, onde o fogo descontrolado e a fumaça ameaçam a segurança dos condutores de veículos automotores.

CBMCE Cuidados fumaça na rodovia

Bombeiros de Tauá atuam em incêndio às margens da BR 020

Na tarde desta quinta-feira (22), por volta das 14h15, os bombeiros militares de Tauá (3ªCia/3ºBBM) com a guarnição de Reforço ao Serviço Operacional, debelaram um incêndio em vegetação às margens da BR 020, próximo ao Hotel Maria Bastos, no Bairro Bezerra e Sousa na Cidade de Tauá/CE. O incêndio consumiu cerca de 700 m² e foram necessários aproximadamente 2.500 litros d’água da viatura Auto Bomba Tanque 49 (ABT 49). O acionamento se deu pelo número 193 e a guarnição que atuou na ocorrência foi composta pelo subtenente Dourado, cabo Da Justa e o soldado Hebert. O incêndio que dificultava a visibilidade das pessoas que trafegavam na BR, como também, por conta da fumaça intensa, os moradores desta localidade ficaram incomodados.

As queimadas

O trinômio 30/30/30 preocupa o Corpo de Bombeiros, pois nesta estação, quando temos temperatura superior a 30 graus Celsius, ventos superior a 30 km/h e umidade relativa do ar abaixo de 30%, temos condições que contribuem com o aumento da incidência de queimadas, Ou seja, mais calor com mais ventos e pouca umidade contribuem para o aumento do número de focos de incêndios que são registrados.

O Corpo de Bombeiros orienta que os motoristas precisam redobrar a atenção ao dirigir nesses locais onde a fumaça pode comprometer a visibilidade, aumentando o risco de acidentes. Neste período de queimadas, com tempo seco, altas temperaturas, vento forte e baixa umidade, é comum motoristas se depararem com focos de queimadas às margens das rodovias, ocorrências que reduzem a visibilidade do motorista e aumentam as chances de acidentes.

Cuidados ao dirigir sob a fumaça de queimadas

Embora algumas das orientações sejam práticas bastante conhecidas dos motoristas, vale a pena serem observadas e seguidas, lembrem-se, atitudes simples que são ao seu alcance salvam vidas e evitam acidentes:

Caso o motorista se depare com uma situação de queimada na rodovia, a recomendação é avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados.

Direção defensiva – Ao avistar fumaça reduza a velocidade. Respeite sempre os limites de velocidade da via, e, em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção, de modo proporcional mas nunca bruscamente. Sinalize todos os movimentos que fizer utilizando as setas indicativas; Sempre que possível, evite as estradas onde há queimadas. Evite se expor à fumaça – É aconselhável aguardar em algum posto ou outro local seguro, até que a fumaça dissipe ou os bombeiros controlem o fogo. Cuide da qualidade do seu ar – Feche os vidros do veículo para evitar a respiração de fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.

Mantenha distância – Cuide para manter e/ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência. Tenha atenção redobrada no período noturno, quando a visibilidade já é naturalmente menor. Faróis baixos – Use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar e fuligem, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.

Nunca pare na via – Em hipótese alguma o motorista deve parar o veículo na via ou utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca alerta ligado. Ao tomar essas atitudes, o motorista evita engavetamentos e colisões. Pisca-alerta só com carro parado –  Acione o pisca-alerta apenas com o veículo parado e em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás – que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, aumentando o risco de acidente.

Manutenção em dia – faça a revisão do veículo! Verifique, além dos pneus, o alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador, sistema elétrico e luzes. Isso garante que outros veículos consigam identificá-lo e evita acidentes. Pedestre – Caso precise atravessar a via, por segurança, procure a passarela mais próxima ou um ponto de boa visibilidade, com a devida sinalização da travessia. Ciclista e Motociclista – utilize sempre equipamentos refletivos, que aumentam a visibilidade e identificação de seu veículo. No trânsito, há uma máxima “Veja e seja visto”, ela aumenta a segurança de todos.

Cuidado com os animais silvestres – os motoristas devem ficar atentos também aos riscos de acidentes com animais silvestres que fogem dos incêndios, e com o fogo próximo às margens das rodovias. Para evitar situações de maior gravidade.