Corpo de Bombeiros debela incêndio em monturo no bairro José de Alencar em Fortaleza

20 de julho de 2021 - 17:45 # # # #

Texto: 3ªCia/1ºBBM - Quartel de Messejana

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em monturo no bairro José de Alencar em Fortaleza

Corpo de Bombeiros debelam incêndio em monturo no bairro José de Alencar em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/1ºBBM) debelou um incêndio em monturo (lixo) na noite desta segunda-feira (19), no cruzamento das Ruas Solon Farias com Roberto Gradivohl, no bairro José de Alencar, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). O fogo foi totalmente controlado por volta de 20 horas.

Pediu urgência o solicitante da ocorrência, “colocaram fogo em um monte de lixo e tem muita fumaça e o fogo esta alto e chegando próximo a fiação elétrica, assim como, que tem muita fumaça entrando no abrigo de idosos que tem próximo ao local”, declarou o Senhor Elder Filho. Para debelar o incêndio em monturo foram utilizados 2 mil litros de água da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05), sendo utilizada uma mangueira e um esguicho de vazão de 1 e 1/2 polegadas e uma enxada.

Monturo

O Significado de Monturo. É um substantivo masculino e define uma grande quantidade de lixo. Aglomeração de lixo, coisas insignificantes e/ou velhas; monte de objetos desnecessários. Local onde o lixo é depositado: monturo de difícil acesso.

Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano

Reduzir os impactos da ação humana na terra também é compromisso das Forças de Segurança do Estado do Ceará. Em unidades de conservação e nos parques estaduais, ações de combate e investigação contra incêndios florestais recebem atendimento permanente por meio das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As iniciativas se intensificam, sobretudo, entre julho e dezembro, período que concentra 90% dos focos de calor no Ceará.

No ano passado, foram registrados 3.979 focos de incêndio em todo o território estadual. Em comparação com 2019, quando tiveram 4.304 focos, houve uma redução de 8%. Alguns são causados por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação criminosa do ser humano.

Provocar incêndio em mata ou floresta é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de dois a quatro anos. Conforme dados da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), foram registrados 33 procedimentos com base na legislação entre 2019 e junho de 2021, em todo o Ceará.

Central 156

A Prefeitura de Fortaleza conta com a colaboração da população para denunciar casos de descarte irregular de lixo em locais inapropriados, solicitar manutenção de iluminação pública e recuperação e pavimentação de vias. Para isso, a população deve telefonar gratuitamente para o número 156.

Requisitos necessários: Caso precise, basta telefonar gratuitamente para o número 156. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. A Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana é o setor responsável pelo atendimento da população em caso de demanda.