19 de julho de 2021 - 12:42 # # # #

Texto: 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá

Bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) resgatam duas vítimas presas às ferragens de acidente de trânsito

Bombeiros resgatam duas vítimas presas às ferragens de acidente de trânsito em Tauá. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/3ºBBM – Quartel de Tauá), atuou no resgate a duas vítimas que ficaram presas às ferragens, após se envolver em um acidente na BR 020, próximo a localidade da Fazenda Fortuna, a 9 km da cidade de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). Os bombeiros foram acionados, nesse domingo (18), por volta das 21 horas, pelo número 193, para auxiliar no acidente de trânsito entre dois veículos de passeio.

De acordo com o subtenente Da Silva, “chegando ao local foi feito todo o isolamento da área do local por conta de curiosos e risco de combustão por haver combustível espalhado pela via. Imediatamente se deu início ao procedimento de retirada das duas vítimas presas às ferragens com o nosso equipamento desencarcerador”, relatou o comandante do socorro.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi comandada pelo subtenente Da Silva e composta pelos, soldado Aragão, soldado Feitosa, soldado Muniz, soldado Ricardo e soldado Souza. As duas vítimas foram retiradas com vida com possíveis fraturas e foram conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o atendimento dos Doutores Gustavo e Marcelo. Como também, a equipe do Pró-Cidadania somou esforços na ocorrência, contribuindo com o isolamento da área e segurança viária.

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Em síntese o kit de desencarceramento tem as seguintes características gerais apresentam um desencarcerador hidráulico, com motor quatro tempos a gasolina e potência mínima de 4,0 HP, montado em chassi metálico estruturado composto cada kit de: 01 moto bomba, 01 ferramenta de corte, 01 ferramenta alargadora, 01 cilindro extensor e 02 lances de mangueiras.