Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga na CE 187 em Crateús

18 de julho de 2021 - 15:15 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga de um metro em Crateús

Bombeiros de Crateús (2ªCia/3ºBBM) resgatam réptil jacaretinga com cerca de um metro

Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado na noite deste sábado (17), por volta das 21h30, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal, de um metro de comprimento, estava trafegando na CE 187, altura do Distrito Campo Velho, em Crateús, pertencente à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Os bombeiros militares da 2ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE foram acionados para a ocorrência, onde na rodovia encontraram o jacaretinga que foi resgatado e imobilizado. Para capturar o réptil, a guarnição realizou os procedimentos padrões e em seguida a Jacaretinga, medindo cerca de 1 metro, foi conduzido e devolvido a uma região de mata fechada mas próxima a uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. Esta espécie de réptil tem sido encontrada nas cidades de Caucaia, Crateús e Trairi.

De acordo com o cabo Wilk, “chegando no local verificamos que o jacaretinga teria sido atropelado, mas estava vivo, sem ferimentos aparentes mas estava meio atordoado e com dificuldade para se locomover”, relatou o comandante do socorro.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga na CE 187 em Crateús. Atuaram na ocorrência o cabo Wilk, o soldado Miranda e o soldado Neques.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metros. Alimentam-se de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Resgate

Os animais silvestres são protegidos pela Lei 9.605/1998, que é norma contra os crimes ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para cuidados que se deve ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Como também, orientamos aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego: sempre reduzir a velocidade ou parar o seu veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar qualquer animal, em grandes casos levando a morte.