Atuação do Corpo de Bombeiros evita 5 afogamentos em praias de Fortaleza e de Caucaia

18 de julho de 2021 - 20:29 # # # #

Ascom CBMCE - Texto | Gilseppe Bonazzi - Fotos

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros evitam 5 afogamentos em praias de Fortaleza e de Caucaia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, evitou os afogamentos de 5 pessoas nas praias de Fortaleza e de Caucaia, durante o sábado (17) e o domingo (18). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro, do Caça e Pesca e da Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza, bem como das praias do Icaraí, Cumbuco e da Barra do Cauípe, situadas em Caucaia.

Na Praia do Futuro, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, neste domingo (18) ocorreram três resgates, sendo cinco pessoas salvas. Ainda durante o mesmo dia, uma criança e senhora, que ficaram perdidas na faixa de areia. As duas foram entregues em segurança aos seus respectivos familiares.

Caucaia

Em Caucaia, pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, neste domingo (18) houve um atendimento, por volta das 10h30, um banhista de 36 anos de idade, que se encontrava em uma barraca de praia, sofreu um pico hipertensivo e ficou desorientado, sendo atendimento pela ambulância de resgate do CBMCE Alfa 6, o paciente foi atendido e conduzido a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pecém.

em dois resgates foi utilizado o apoio da moto aquática

Balanço

Foram resgatados dois turistas de Juazeiro do Norte, no Ceará. De Fortaleza, foram resgatados três banhistas, um residente do bairro Sapiranga e dois residentes no Monte Castelo. Das pessoas perdidas e encontradas, uma criança é de Belém (PA) e a senhora é do bairro Farias Brito, em Fortaleza. Além do banhista de Caucaia que sofreu um pico hipertensivo. Os Guarda-vidas, em Fortaleza e Caucaia realizaram 1,323 prevenções.

Conforme Szpilman (2000), a prevenção feita pelos guarda-vidas nas praias e piscinas e principalmente com campanhas de prevenção atingindo as crianças em fase escolar são as que apresentam maior êxito. A relação entre óbitos e resgates, nas praias do Rio de Janeiro, demonstram que a intervenção precoce do guarda-vidas é o caminho certo para reduzir o número de óbitos neste tipo de acidente. Ainda segundo Szpilman (2005), A prevenção permanece sendo a mais poderosa intervenção terapêutica e pode evitar quase 85% dos casos de afogamento.

De acordo com o 1º Tenente Rodrigo Carneiro, “a 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, com apoio de duas ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, destacou o oficial de praia do CBMCE.