Corpo de Bombeiros resgata dois cassacos de residência em Crateús

17 de julho de 2021 - 19:01 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata animal (cassaco), em Crateús

Bombeiros (2ªCia/3ºBBM) resgatam animal dois cassacos

Corpo de Bombeiros resgata dois cassacos de residência em Crateús. Primeiramente, os Bombeiros Militares de Crateús) (2ªCia/3ºBBM) por volta das 12 horas desta quarta-feira (14) foram acionados pelo número 193 para atender uma ocorrência de resgate de dois animais (cassaco). Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua Gentil Barreiras, no Bairro Planalto, em Crateús/CE, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Logo depois de chegar no local, a Guarnição se deparou com o casal de animais no quintal da residência da solicitante.

De acordo com o soldado Robson, ” o solicitante estava com receio do “saruê entrar em sua residência e nos acionou “, informou o comandante do socorro. Ao chegarmos foram feitas buscas e conseguimos localizar o animal, de forma segura e principalmente sem machuca-lo, foi retirado do local e levado ao seu habitat natural.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, sempre devemos nos manter distantes de animais silvestres, pois dependendo da situação, estes podem ser agressivos, levando a perigo de ataque. Como também, orientamos a população que em qualquer situação que um animal silvestre adentrar a sua residência não tente captura-lo sozinho, pois o mesmo pode se agitar, ficar agressivo e vim à atacar alguém, em quaisquer caso, ligue 193 que o Corpo de Bombeiros estará à disposição para ajudar.

Os animais foram capturados com segurança, resguardando a integridade física da guarnição e dos próprios animais, utilizando os equipamentos de proteção individual. como também luvas e o pegador. Logo em seguida foram soltos em seu habitat natural.

vídeo mostra momento da soltura dos animais (cassaco) em seu habitat natural.

Sobre o animal

Na Bahia, o gambá, também é chamado de sariguê, saruê ou sarigueia. No Estado da Amazônia, o chamam de mucura. Na Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte é nominado de timbu. No Ceará, Alagoas e agreste pernambucano é chamado de cassaco. Já em Mato Grosso é chamado de mucurê. Enquanto que em São Paulo recebe o nome de: taibu, tacaca e ticaca. Já em Minas Gerais o chamam de saurê.

Em síntese, é um mamífero marsupial, encontrado desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul. É onívoro. Seu principal predador é o gato-do-mato.

Em 2019, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, na capital e interior, 3.919 animais. Em 2020 esse número aumentou para 5.217 animais resgatados. Acreditamos que o número cresceu em decorrência das queimadas do segundo semestre do ano passado.

Em síntese, Corpo de Bombeiros resgata dois cassacos de residência em Crateús. A guarnição de serviço da 2ªCia/3ºBBM – Quartel de Crateús/CE  que atendeu esta ocorrência foi composta pelo soldado Robson, soldado Noélio, soldado Getúlio e soldado Magno, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 02 (ABTS 02).

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho