Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Caucaia

17 de julho de 2021 - 08:28 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Caucaia

Bombeiros  de Caucaia (3ªCia/2ºBBM) resgatam cachorro que caiu em cacimba

Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Caucaia. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desta sexta-feira (16), um cachorro que caiu em uma cacimba, na Rua Francisco Ferreira Guimarães, no Icaraí me Caucaia, pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Os bombeiros militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), recebeu o chamado do vizinho deste terreno onde o cachorro caiu em uma cacimba abandonada. De imediato, os bombeiros lotados na 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (3ª Cia/2º BBM), do Quartel de Icaraí/Caucaia, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro.

No local, a equipe constatou que o animal havia caído em uma cacimba, com cerca de 5 metros de profundidade. De acordo com o vizinho do terreno, escutou o cachorro latindo demasiadamente e veio ver do que se tratava e viu que o animal havia caído na cacimba. O vizinho não soube informar de quem era o animal, nem tampouco o proprietário do terreno.

De acordo com o subtenente Mota, “para o resgate do cachorro, foi ancorado um cabo de descida a partir da viatura de salvamento, para que o bombeiro militar, usando o cinto paraquedista e demais materiais de proteção individual, pudesse descer de modo seguro e controlado. Dentro da cacimba, o bombeiro regatou o cachorro sem machucado aparente e o trouxe à terra firme”, relatou o comandante do socorro.

Após o resgate, o cachorro ao ser colocado à terra firme, evadiu-se do local rapidamente.

Atuaram no resgate, a guarnição de busca e salvamento 4, sendo composta pelo subtenente Mota, subtenente Valdemar, soldado Fontenelle e soldado Olavo, na viatura CDC 0002.

Alerta preventivo

Sempre devemos deixar poços, cisternas, caixa d’água, cacimbas e semelhantes fechados. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo. O Corpo dos Bombeiros recomenda que, por prevenção, os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

No ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.