Bombeiros realizam 3º treinamento em Salvamento e Emergência Aquática para Casa Militar

11 de julho de 2021 - 10:28 # # # # #

Texto: 1ªCSMar/BBS

Os Militares que compõem a Casa Militar receberam 3º treinamento em Salvamento e Emergência Aquática

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Cia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar), encerrou nesta sexta-feira, dia 9 de Julho, o terceiro ciclo de Treinamento em Emergências Aquáticas ofertado para os militares que atuam na Casa Militar do Governo do Estado. Esse Ciclo de treinamentos está previsto para um total de quatro turmas. A capacitação se realizou ao longo da semana, com carga horária de 20 horas / aulas, sendo coordenado pelo Coronel BM Cláudio Barreto, e contou com o apoio dos Bombeiros Militares: 1º Tenente Rodrigo, 1º Tenente Vasques, Soldado Rui Filho, Soldado Batista e Soldado R. Chaves.

Conteúdo programático

O conteúdo programático abordou os processos de prevenção, salvamento aquático e recuperabilidade do afogado, dividido em instruções teóricas e práticas. As aulas teóricas aconteceram na sede da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar), no Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), enquanto as aulas práticas aconteceram em ambientes diversos, como: piscina (Clube dos Oficiais na Praia do Futuro), rio (Rio Cocó próximo a Sabiaguaba) e Mar (Praia do Náutico).  Durante o treinamento foram utilizados diversos equipamentos de salvamento aquático para a capacitação e atualização dos alunos, como nadadeiras, flutuadores, pranchão de salvamento e moto aquáticas.

Em síntese foram abordados os seguintes conteúdos no primeiro dia: Teoria do afogamento; Riscos da atividade aquática e Prevenção – Reação. No segundo dia: Graus do afogamento; Primeiros socorros e Uso de manequins. No terceiro dia: Adaptação ao meio aquático; Flutuabilidade e Básico natação utilitário. No quarto dia: Nados do Salvamento aquático; Abordagem a vítima e Salvamento com e sem uso de equipamentos. No quinto e último dia: Adaptação ao mar; Resgate com e sem equipamento e Simulação completa.

De acordo com o comandante Ronaldo Roque, ” essa iniciativa destaca a integração do Corpo de Bombeiros do Ceará com as demais vinculadas em especial a Polícia Militar por meio da Casa Militar”, frisou o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Como também, o coronel policial militar Alexandre Ávila, “é extremamente necessário que os militares que compõem a Casa Militar tenham elevado nível de conhecimento e capacidade técnica para enfrentar situações que ultrapassam a mera atuação direta da segurança de autoridades. Outras possibilidades são factíveis e possíveis de ocorrer e devem ser consideradas no processo de treinamento e qualificação de nossos agentes”, ressaltou o Secretário Chefe da Casa Militar do Estado do Ceará.

Objetivos

Capacitar e manutenir militares da Casa Militar, no exercício do serviço operacional de atendimento ao afogado. Como também, padronizar e disciplinar a atividade de prevenção, salvamento e recuperabilidade ao afogamento.

Emergência Aquática

O que é Emergência Aquática? Curso de Emergências Aquáticas e Suporte Básico de Vida (SBV) são o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam a prevenção ao afogamento, com a finalidade de não expor a vida de outras pessoas aos riscos do afogamento; a realização de salvamento e resgate aquático, para fornecer flutuabilidade e retirar as vítimas do processo de afogamento; e o fornecimento de Suporte Básico de Vida suporte de vida à vítima de afogamento.

Salvamento Aquático

Em síntese, o salvamento em si é o conjunto de ações necessárias para recuperação de pessoa, animal ou bem submetido a qualquer tipo de ameaça, quer auto infringidas ou decorrentes de acidentes, no ambiente aquático, quer naturais ou artificiais.

Contudo, esta iniciativa visou unir o conteúdo do salvamento e da emergência que se complementam de modo que o conteúdo ficou mais rico. De modo que os alunos ampliaram suas habilidades técnicas, práticas e operacionais.

Em suma, Na próxima semana tem outra turma e segue o treinamento.