CBMCE e CBMSE realizam o CATS XVII na Cidade de Aracaju

10 de julho de 2021 - 15:48 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CATS XVII – De 14 a 18 de junho de 2021 – Aracaju | Sergipe

CBMCE e CBMSE realizam o CATS XVII na Cidade de Aracaju. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Sergipe (CBMSE) realizaram em parceria a XVII Turma do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS XVII), na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. O curso ocorreu no período de 14 a 18 de Junho de 2021.

Além da presença de instrutores cearenses, oficiais e praças, o curso contou com alunos e alunas militares de Sergipe (CBMSE), Minas Gerais (CBMMG) e Bahia (PMBA). Os instrutores cearenses foram o tenente coronel Edir, o 1º tenente Plutarco, o cabo Amorim e o soldado Olavo.

No vídeo, vê-se o deslocamento animado dos militares ao som da canção militar escrita e puxada pelo sargento Gomides do CBMMG, ressaltando novos valores e conhecimentos aprendidos no curso. O CATS tem carga horária de 20 horas/aulas com conteúdo teórico e práticas de simulados para a formação de interventores em tentativas de suicídio.

“O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da Organização Mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios, com trabalho focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) – e para população em geral. Além disso, quando capacita também para trabalho entre múltiplas instituições atende a uma necessidade real que se encontram nas ruas em situações limites de tentativas de suicídios: diversas instituições trabalhando juntas para salvar vidas”, comenta o tenente coronel Edir Paixão.

O CATS tem carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas com conteúdo teórico, 20 horas/aulas, e práticas de simuladas, mais 20 horas/aulas. O curso visa a formação de interventores em tentativas de suicídio. Contudo, já formou militares de 20 estados brasileiros, como também de fora do país, ´como os bombeiros da Guiana Francesa, policias da Argentina e um bombeiro da cidade de Fátima, em Portugal.