Bombeiros militares evitam treze afogamentos e fiscalizam cumprimento de decreto

10 de julho de 2021 - 21:16 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros militares evitam treze afogamentos e fiscalizam cumprimento de decreto

Guarda-vidas resgatam treze pessoas de afogamentos em Fortaleza

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, durante todo o sábado (10), para evitar afogamentos e possíveis aglomerações na faixa de areia da Praia do Futuro e Caça e Pesca, na AIS 10 de Fortaleza, como também foram monitoradas as praias do Icaraí, do Cumbuco e da Barra do Cauípe, situadas em Caucaia, AIS 11 do Estado.

Praia do Futuro – Posto de Guarda-Vidas 01 (Barraca Cuca Legal) em Fortaleza

Na Praia do Futuro ocorreram quatro resgates, com treze pessoas salvas, uma criança perdida e uma idosa perdida, ambas entregues aos respectivos familiares.

O Posto de Guarda-Vidas 01 (PGV 01 – Barraca Cuca Legal) atuou em um resgate duplo, dois resgates triplos e um resgate quíntuplo, salvando treze pessoas, além de acompanharem uma senhora de 76 anos de idade, residente no bairro Farias Brito, em Fortaleza, até o encontro com sua filha e duas netas, entre 11h14 e 11h30.

O resgate quíntuplo ocorreu por volta das 12h45, onde três vitimas são de Fortaleza, residentes no bairro Edson Queiroz, com idades de 6, 11 e 43 anos, e dois turistas residentes na cidade de Teresina, Estado do Piauí, com idades de 5 e 32 anos.

O primeiro resgate triplo ocorreu por volta das 13h15, onde duas vitimas são residentes na cidade de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, com idades de 10 e 12 anos e um turistas residente na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, com idade de 14 anos.

O segundo resgate triplo ocorreu por volta das 13h40, onde uma vitima é residente de Fortaleza no Bairro Dionísio Torres, com idade de 21 anos e dois turistas residente na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, com idades de 42 e 43 anos. contudo, houve apoio do Posto de Guarda-Vidas 02 e também do quadriciclo, soldados Gurgel e Veríssimo.

o último resgate foi duplo e ocorreu por volta das 14h15, onde as duas vítimas são turistas residentes na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, com idades de 23 e 31 anos.

O Posto de Guarda-Vidas 01 (PGV 01 – Barraca Cuca Legal) foi composto pelo cabo Victor e soldado Filgueiras.

Áudio do cabo Victor Castelo do Posto de Guarda-Vidas 01

Praia do Futuro – Posto de Guarda-Vidas 02 (Santa Praia) em Fortaleza

O Posto de Guarda-Vidas 02 (PGV 02 – Santa Praia) atuaram em apoio ao PGV 01, já citado, no resgate duplo por volta das 13h40, bem como, acompanharem uma criança de 11 anos de idade, turista residente em Brasília, Distrito Federal. até o encontro com sua família por volta das 11 horas, em segurança na Barraca Vira Verão, mesa 551.

O Posto de Guarda-Vidas 02 (PGV 02 – Santa Praia) foi composto pelo soldado Paulo Gurgel, soldado Peixoto e soldado Da Paz.

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

Caucaia

Em Caucaia ocorreram 148 prevenções.

Resumo total no Sábado (10/07)

Os bombeiros militares evitaram treze afogamentos, por meio de quatro resgates, e uma criança perdida e uma idosa perdida, ambas entregues aos respectivos familiares.

Nos resgates atuaram os Postos de Guarda-Vidas 01 e 02 da Praia do Futuro da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Em Caucaia, não houve resgate. Todos os resgates ocorreram antes do início do processo de afogamento, isso demonstra a eficiência dos nossos guarda-vidas em atuarem antes que as vítimas começassem a aspirar água.

Neste sábado, 10 de julho, os bombeiros militares realizaram 616 ações de prevenção junto aos banhistas de Fortaleza e Caucaia.

Apoio nos salvamentos

De acordo com o 1º Tenente Rodrigo Monteiro Carneiro, “a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 28 guarda-vidas em 11 postos, além de quatro quadriciclos, duas viaturas 4×4, sendo uma nova recebida. Na última sexta-feira (2), duas motos aquáticas atuaram nas praias do Caça e Pesca e 31 de Março, com apoio de uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, declarou.

Corpo de Bombeiros atua com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em vítima de infarto

“Já a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 16 guarda-vidas em sete postos, além de dois quadriciclos e duas viaturas 4×4 e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, destacou o oficial de dia responsável pelo serviço dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata jovem de afogamento no Poço da Draga em Fortaleza

Operação Praia Segura

Nas praias do litoral de Caucaia e de Fortaleza, os bombeiros tiveram que atuar na prevenção, reforçando o cumprimento do decreto estadual vigente. Os bombeiros contaram também com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para a praia ser liberada, evitando possíveis aglomerações e reduzindo o número de banhistas na faixa de areia.

O Corpo de Bombeiros do Ceará reforça ainda a necessidade da população manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus na praia. Usar máscara, manter o distanciamento e lavar as mãos sempre que possível. Essas são atitudes simples, mas que salvam vidas.

Prevenção

O CBMCE orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. É importante que o banhista procure a orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima cearense. Eles orientam quais os melhores locais para o banho em segurança e quais áreas de correnteza devem ser evitadas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção, como não deixar que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Ceará deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele corre o risco de se encontrar na mesma situação de uma vítima de afogamento. Procure os guarda-vidas na praia ou ligue para o número 193.

Vidas alheias e riquezas salvar!