9 de julho de 2021 - 09:45 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação industrial no Sítios Novos, em Caucaia

Bombeiros de Caucaia (3ªCia/2ºBBM) atuam em incêndio de edificação industrial no Sítios Novos

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de edificação industrial no Sítios Novos, em Caucaia. Uma guarnição de combata a incêndio da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/2ºBBM – Quartel de Caucaia) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, na noite desta quinta-feira (9), um incêndio em edificação industrial, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A princípio, por volta das 21h16, desta quinta-feira, uma equipe de bombeiros militares foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender a uma ocorrência de incêndio no Sítios Novos, em Caucaia. Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local apontado e se deparou com o fogo já controlado.

De acordo com informações do tenente Elielton Moura, responsável pelo comando do Socorro, “para debelar focos remanescentes e concluir o rescaldo foram utilizados 8 mil litros d’água da viatura AT 17”, em síntese relatou.

O combate e o rescaldo

Existem diferentes tipos de fogo, conforme o material,  e para combatê-los é preciso conhecê-los. Neste incêndio, cujo material inflamado foi a madeira, está contida na Classe A de incêndio que são os materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas. Contudo, eles devem ser combatidos com água (H2O), que é capaz de resfriar o ambiente, ou de espuma. Estes formam um filme aquoso na superfície do combustível, abafando, resfriando e dificultando a reignição.

O incêndio foi em uma cerâmica, próximo de uma fábrica de rações, em Sítios Novos, quando o socorro chegou no local, o fogo já estava controlado pelo gerente e sua capatazia, no entanto, havia reignição e alguns focos remanescentes e o ambiente ainda estava muito quente. Deu-se início ao rescaldo por meio do estabelecimento de uma linha direta de ataque  com duas mangueiras e esguicho de 1 e 1/2″. Os focos de incêndio foram debelados e o rescaldo concluído Não houve vítima. Os danos foram materiais, cerca de 10 m² de coberta e 40 m³ da carga de de madeira, (fechos), que ficam armazenadas sobre o forno.

De acordo com o tenente coronel Marcos Domingos Penucho Diógenes, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante da 3ªCia/2ºBBM, com sede no Icaraí em Caucaia.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros atua em incêndio de edificação industrial no Sítios Novos, em Caucaia. Não houve vítima, somente danos materiais e foram consumidos 8 mil litros de água da viatura AT 17. A operação foi concluída por volta das 00h16.