Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Bairro Cambeba em Fortaleza

8 de julho de 2021 - 09:09 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Bairro Cambeba em Fortaleza

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em residência no Bairro Cambeba

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou, na noite dessa terça-feira (6), um incêndio em uma residência no Bairro Cambeba, em Fortaleza, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) do Estado. Não houve feridos durante a ocorrência.

A 1ª Companhia do 3º Grupamento do CBMCE foi acionada por volta das 18h10min, desta terça-feira, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops – Sobral) para conter um incêndio na Rua Candido Portinari, no Bairro Cambeba. De imediato, os bombeiros militares se deslocaram até o local na viatura ABTS 05.

O combate ao incêndio

De acordo com os moradores da residência, o sinistro teria sido causado por um curto-circuito em um adaptador para três tomadas instalado em um dos quartos no pavimento superior da residência. As chamas se concentraram no quarto do casal mas a fuligem de alastrou para os demais cômodos do andar superior da edificação.

Durante a ocorrência não houve feridos, apenas danos materiais. A instalação elétrica foi danificada e o proprietário foi orientado a realizar, por meio de um profissional habilitado, uma inspeção elétrica da residência. Apesar da complexidade do incêndio, o imóvel não apresentou danos estruturais.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, em seu anuário estatístico ano base 2020, cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Os danos foram materiais: colchão, cama. aparelho de televisão, gravadora de DVD, vídeo cassete, condicionador de ar, roupas, sapatos, cortina e vidraça da janela, além da instalação elétrica que ficou comprometida.

O flashover

A melhor definição que encontramos do flashover é dada por Patrick Kennedy, “o flashover é um momento no desenvolvimento de um fogo num cômodo no qual todas as superfícies expostas atingem suas temperaturas de ignição mais ou menos simultaneamente e o fogo se espalha rapidamente por todo o espaço”, complementada pela definição de NFPA 101: Life Safety Code 3.3.79 – Flashover.

Conforme o tenente Aurélio Almeida, “para o combate foram utilizadas as técnicas do combate ao incêndio urbano e por conta das características deste, percebemos a possibilidade de haver um flashover”, relatou o comandante do socorro.

Em síntese, a progressão foi cômodo a cômodo, utilizando jato atomizado, pacote e jato mole.  Para o combate e rescaldo foram utilizados cerca de 1.400 litros de água. como também, atuaram na ocorrência o tenente Aurélio, comandante do socorro, o subtenente Arildo, o cabo Raulino e o soldado França, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

Os bombeiros militares usaram o equipamento de proteção individual (EPI), roupa de aproximação, mais capacete, luvas, balaclava e equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA).