7 de julho de 2021 - 21:23 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) atua com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em vítima de infarto

Corpo de Bombeiros atua com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em vítima de infarto. Na manhã desta quarta-feira (7), um pedido de ajuda chegou no Batalhão de Socorro e Urgência (BSU) por meio de populares que se encontravam em um supermercado próximo ao quartel. Uma senhora de 52 anos estava passado mal e tudo indicava que poderia se tratar de um infarto. Na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

De imediato os socorristas da viatura Alfa 1, soldado Cleyton Rodrigues e soldado Magna Câmara, iniciaram o atendimento, utilizando o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e deram início ao protocolo de reanimação enquanto aguardavam a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Contudo, graças a rapidez do atendimento e aos protocolos empregados com excelência pelos socorristas do BSU, a vítima voltou a apresentar pulsação e foi estabilizada pela Dra. Poliana e transportada pela UTI móvel do SAMU Fortaleza. Nossos guerreiros foram muito aplaudidos por todos os presentes no local, após o êxito da ocorrência.

De acordo com a soldado Magna Câmara, “ao chegar no local, constatamos que a vítima se encontrava em parada cardiorrespiratória (PCR). Verificamos o cenário, solicitamos o apoio do suporte avançado e, de pronto, começamos as manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP) com o uso do desfibrilador externo automático (DEA)” relatou a socorrista do BSU.

Como também, foram cerca de 25 minutos de reanimação até percebermos a volta do pulso arterial no final de um ciclo de RCP. Posteriormente, a vítima, não mais em parada cardíaca, foi entregue aos cuidados do suporte avançado para estabilização e transporte ao hospital. O tempo resposta foi essencial para o sucesso da ocorrência.