Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga de um metro e meio em Ipueiras

6 de julho de 2021 - 20:17 # # # # #

Texto: 1º Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros de Ipueiras resgatam réptil jacaretinga de um metro e meio

Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado na noite desta segunda-feira (5), por volta das 22 horas, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal, de um metro e meio de comprimento, estava no quintal de uma residência no Distrito de Gazea, no Município de Ipueiras, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Alimentam-se de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

O resgate

Chegando ao local o animal estava agitado, um morador tentou captura-lo mas acabou sendo atacado pelo animal. Apesar dos ferimentos serem superficiais, foi orientado pelos bombeiros a procurar o hospital para fazer curativos adequados e devido acompanhamento clínico.

Para capturar o réptil foi utilizado o laço tipo cambão a fim de não causar nenhum ferimento ao animal. Após o resgate, o animal foi colocado em uma caixa tipo gaiola para o transporte, após ter sido capturado pela nossa equipe foi conduzido e solto em uma região com uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. O Corpo de Bombeiros, no Ceará, tem registro de resgates desta espécie de réptil, nas cidades de Caucaia, Crateús, Ipueiras e Trairi.

De acordo com o tenente coronel Homero Catunda, “o laço tipo cambão é o instrumento mais utilizado para captura e imobilização de pequenos animais. Ele é confeccionado em alumínio resistente com cabo em aço encapado, medindo cerca de 150 centímetros de comprimento e possui um dispositivo de travamento e soltura”, explicou o comandante da 2ªCia/3ºBBM – Quartel de Crateús e Posto Avançado de Ipueiras.

Prevenção

É importante alertar a população a respeito da captura de animais silvestres, pois podem atacar pessoas sendo capturado de maneira indevida e podendo causar danos maiores. Sempre que aparecer um animal silvestre em sua residência ou em seu bairro ligue 193 para ser feito a captura correta , para que o animal ou as pessoas não venham a se machucar.

A legislação

Os animais silvestres são protegidos pela Lei 9.605/1998, que é norma contra os crimes ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para cuidados que se deve ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não se ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.