Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás de cozinha, em Crateús

6 de julho de 2021 - 09:38 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros atuam em vazamento de gás de cozinha, em Crateús

Bombeiros Militares de Crateús (2ªCia/3ºBBM) atuam em vazamento de gás de cozinha

Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás de cozinha, em Crateús. Os bombeiros de Crateús foram acionados por meio do número 193, por volta das 14 horas e 51 minutos, da tarde desta segunda-feira (05), para um vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) sem fogo, também conhecido como o gás de cozinha, em uma residência no Bairro Cidade 2.000 em Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

De acordo com o cabo Wilk, “chegando ao local foi constatado o vazamento do gás de cozinha que exalava um forte cheiro pela residência”, destacou o comandante do socorro. Foi feita a remoção do botijão de gás para o quintal da residência e o vazamento foi cessado. Utilizando um alicate e uma chave de fenda foi possível remover e reposicionar o O-ring.

O O-ring

Um O-ring, anel O-ring ou anel de vedação O-Ring, também conhecido como junta tórica, é uma junta em formato de anel. É composto geralmente por elastômeros e possui diversos perfis com base em sua aplicação. Foi desenvolvida para ser uma junta seladora flexível, que aguente alta temperatura e não deixe vazão de líquidos ou gases. É utilizada em diversos sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Prevenção

Nestes casos de vazamento de gás de cozinha, é importante desligar o quadro de energia da residência e não acenda ou desligue a tomada de energia, assim como, abrir portas e janelas para que o ambiente fique arejado, e evitar bater, arrastar ou acender quaisquer fonte de calor. Se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado. Assim como, retire todas as pessoas de dentro de casa e ligue imediatamente para o número 193.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões, (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.

Na foto se observa que a base do botijão de gás está com gelo, como isso é possível?  No botijão de gás de 13kg, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso nunca se deve deitar o botijão de gás, pois se o gás em fase líquida for expelido pode provocar acidentes muito sérios. Contudo, quando este gás vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Estes fenômenos são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental caso haja uma fonte de ignição (calor) próximo a este vazamento. Todo o cuidado é pouco.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros atuam em vazamento de gás de cozinha, em Crateús. Atuaram na ocorrência o cabo Wilk, o soldado Miranda, o soldado Neques e o soldado Noélio com a viatura auto bomba tanque e salvamento (ABTS 02).

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)