Corpo de Bombeiros evita três afogamentos e fiscaliza cumprimento do Decreto Estadual

4 de julho de 2021 - 21:29 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Guarda-vidas salvam três banhistas e encontram uma criança de 4 anos de idade

Corpo de Bombeiros evita três afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, durante todo o domingo (04), para evitar aglomerações e afogamentos na região da Leste-Oeste, Caça e Pesca e na Praia do Futuro, em Fortaleza. Assim como, no Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauípe, em Caucaia, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) da Capital e 11 (AIS) do Estado.

Os resgates na Praia do Futuro

Na praia do Futuro, um resgate duplo foi realizado, onde os militares do posto de guarda-Vidas 11 (PGV-11 – Caça e Pesca) resgataram 2 vítimas em uma ocorrência. O resgate duplo, de dois irmãos de 13 anos de idade, cearenses que residem no Bairro Itaperi foram resgatados, por volta das 10h580min. Atuaram no resgate o soldado Gleison, o soldado Sancho e o soldado Clayton Duarte. As vítimas não aspiraram água, estavam conscientes e foram retiradas d’água rapidamente, ficou somente o susto, Contudo, mais duas vidas salvas pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Áudio do soldado Clayton Duarte, do posto de guarda-vidas 11, no Caça e Pesca

Enquanto que o posto de guarda de guarda-vidas 03 (PGV-02 – Barraca Saturno Beach) atuaram em uma ocorrência de uma criança de 4 anos de idade, residente no Bairro Mondubim, perdida que foi encontrada, por volta das 15h30 e entregue a sua mãe.

O resgate em Caucaia

Na Barra do Cauípe, próximo a Barraca Natalí, um resgate foi realizado, onde os militares do posto de guarda-Vidas 08 (PGV-08 – Cauípe) resgataram uma vítima. O resgate onde o banhista tentou atravessar a nado mas cansou no meio, um jovem de 32 anos de idade, cearense que reside no Bairro Granja Portugal, foi resgatado por volta das 10h45min. Atuaram no resgate o subtenente Dantas e o subtenente Elder. A  vítima  não aspirou água, estava consciente e foi retirado d’água rapidamente, ficou somente o susto, foi entregue aos cuidados de sua família que acompanhou o resgate. Contudo mais uma vidas salva pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Resumo da operação

Em síntese, o Corpo de Bombeiros evita três afogamentos por meio de dois resgates, como também houve um achado de criança perdida. Atuaram os postos de guarda-vidas 03 e 11 da Praia do Futuro cuja área operacional é de competência da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Assim como, o posto de guarda vida 08 de Caucaia. Foram salvas vidas de três cearenses, dos Bairros Itaperi e Granja Portugal e criança de 4 anos perdida foi encontrada e entregue a sua mãe, mais um final feliz.

Os guarda-vidas de Fortaleza e Caucaia realizaram cerca de 1.040 prevenções junto aos banhistas.

Barra do Cauípe

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou vinte e oito guarda-vidas em onze postos, além de quatro quadriciclos, duas viaturas 4×4, sendo uma nova recebida no Dia 2 de Julho, duas motos aquáticas, uma no caça e pesca e outra na 31 de março, juntamente com uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Enquanto que a  2ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou dezesseis guarda-vidas em sete postos, além de dois quadriciclos e duas viaturas 4×4 e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

57ª Semana de Prevenção - Corpo de Bombeiros lança Operação “Praia Segura”

Prevenção

Tanto em Caucaia como em Fortaleza, os bombeiros tiveram que atuar na prevenção, reforçando o cumprimento do decreto estadual contra a Covid-19. Durante a tarde, os bombeiros tiveram o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para que a praia fosse liberada, evitando aglomerações e reduzindo o número de banhistas.

O CBMCE reforça a necessidade de manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus. Use máscara, mantenha o distanciamento e lave as mãos, atitudes simples que salvam vidas!

Atenção redobrada

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. Procure orientação dos guarda-vidas que ficam de prontidão nos postos da orla marítima para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar áreas com correntezas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção e não deixar que estas entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Todavia, se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida altera a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, procure os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligue para o número 193.