Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba, em Limoeiro do Norte

30 de junho de 2021 - 18:35 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba, em Limoeiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba, em Limoeiro do Norte. A princípio, mais um final feliz para o resgate de animais no Ceará. Na manha desta quarta-feira (30), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma vaca de 300 kg que caiu em uma cacimba de anel de cerca de 10 metros de profundidade. O resgate aconteceu por volta das 11h30, no Sítio Bomfim, zona rural de Limoeiro do Norte, distante cerca de três quilômetros da sede do município, pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

A composição foi acionada por meio do número 193, que recebeu o chamado realizado pela proprietária do sítio. Imediatamente, os bombeiros que estavam de prontidão na 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/4ºBBM – Quartel de Limoeiro do Norte) se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate.

O Resgate

No local, os bombeiros militares se depararam com uma vaca de 300 kg que caiu em uma cacimba de anel com cerca de 10 metros de profundidade.

Conforme o Subtenente Fábio Sousa da Silva, ”para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões com vantagem mecânica de 5 x 1“, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu o içamento do animal que sofreu algumas escoriações na queda. Após o resgate, o animal foi entregue ao seu proprietário.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros do Ceará resgata vaca em cacimba, em Limoeiro do Norte. Atuaram na ocorrência o Subtenente Fábio, cabo Freitas, soldado Viana e soldado Laércio, na viatura Auto Bomba Tanque 54 (ABT 54). Da 2ªCia/4ºBBM – Quartel de Limoeiro do Norte.

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

Por prevenção, recomendamos que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

Em síntese, no ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Este ano, entre janeiro e maio, foram resgatados 2.805 animais.