29 de junho de 2021 - 12:25 # # # # #

Texto: CAP QOBM Rogério Dias - Batalhão de Socorro de Urgência

I Curso em Operações de Atendimento Pré-Hospitalar, Turma 1

Corpo de Bombeiros e Aesp realizam o I Curso em Operações de Atendimento Pré-Hospitalar, Turma 1. Na última sexta-feira (25), o Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e a Academia Estadual de Segurança Pública Aesp) concluíram o curso que tem como objetivo a capacitação e nivelamento de técnicas em Atendimento Pré Hospitalar (APH). Como também, participaram no corpo discente, policiais militares (lotados na AESP, BPRAIO e CSASR) e bombeiros militares (lotados no BSU, BBS, 1ºBBM, 3ºBBM e 4ºBBM).

Da estrutura curricular

Com 100 horas aulas bem distribuídas, durante duas semanas, o curso contempla disciplinas como: 1. Introdução ao Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar; 2. Legislação, Sinalização e Local da Ocorrência; 3. Introdução Anatomia Humana / Cinemática do Trauma; 4. Abordagem do Paciente e Avaliação Primária / Secundária; 5. Vias Aéreas e Respiração / Oxigenoterapia; 6. Hemorragias e Choques; 7. Traumatismos em Gestantes, Idosos e Pediátricos; 8. Emergências Clínicas; 9. Queimaduras; 10. APH no Resgate Veicular, dentre outros temas abordados.

Da rotina

A aula inaugural ocorreu no dia 11 de Junho, com o tema: Primeiros socorros verbais e teve como instrutor o tenente coronel Edir. De segunda a sexta-feira, com formatura matinal às 6h30 até aulas estendidas às 17h30. Foram momentos em sala de aula, instruções simulando atendimento em via pública e na praia, bem como visitas técnicas a outras vinculadas com atividade correlacionada ao APH. Além de toda teoria em APH e treinamento prático, os alunos tiveram a oportunidade de exercitar ordem unida, sinais de respeito e honra, bem como oratória, com ajuda das laudas, perante todo o corpo de alunos.

Da Conclusão

O último dia do curso é reservado para práticas de situações especiais. São simuladas ocorrências como retirada de vítima em sinistro veicular, em pavimento superior, dentre outras situações. Ao término das práticas, os alunos saem, em marcha, da 4ªCIA/1ºBBM, situada no Bairro José Walter, com destino a AESP para formatura final. O curso teve início com 30 militares, sendo que 28 lograram êxito em concluí-lo. O Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Batalhão de Socorro de Urgência e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) parabeniza a todos os docentes e discentes que atuaram para a existência do curso.

Texto: CAP QOBM Rogério Dias