Vaca de 400 Kg é resgatada viva pelo CBMCE após cair em cacimba em Maracanaú

25 de junho de 2021 - 22:11 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Vaca de 400 Kg é resgatada pelo CBMCE após cair em cacimba em Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM)  resgatam vaca de 400 Kg que caiu em cacimba

Vaca de 400 Kg é resgatada viva pelo CBMCE após cair em cacimba em Maracanaú. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM), foi acionado para atender uma ocorrência de resgate de animal, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. A ação ocorreu nesta quinta-feira (24) e a equipe resgatou a vaca com vida, que pesava em torno de 400 quilograma, de dentro de uma cacimba de 2 metros de profundidade, no bairro de Jaçanau.

O acionamento ocorreu após os próprios moradores encontrarem o animal já dentro da cisterna. Conforme o solicitante, a vaca estava desaparecida desde o dia anterior. De acordo com o subtenente Odair, responsável pela equipe, a operação de salvamento durou cerca de duas horas. A cacimba estava seca e os bombeiros militares conseguiram retirar a vaca utilizando de um material especifico de salvamento. Materiais utilizados foram o multiplicador de forças, com o tripé, fitas, cabos,  moitões duplos e mosquetões.

Em síntese, após o resgate, a vaca conseguiu manter-se em pé e não apresentou ferimentos graves foi entregue ao seu proprietário. A equipe que participou do resgate foi composta pelo subtenente Odair, subtenente Alexsandro, soldado Thiago e soldado Kayque.

Prevenção

“Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros recomenda que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o subtenente Odair.

Contudo, em 2019, no total, o CBMCE resgatou 3.919 animais no Ceará. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado.