Corpo de Bombeiros atua em incêndio residencial em Forquilha

Texto: 1ªCia/3ºBBM - Quartel de Sobral

Corpo de Bombeiros atua em incêndio residencial em Forquilha

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) atuam em incêndio em Forquilha

Corpo de Bombeiros atua em incêndio residencial em Forquilha. Na manhã desta quinta (24), por volta das 05h10, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 1ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros (1ªCia/3ºBBM), foi acionado para debelar um incêndio em uma residência na cidade de Forquilha, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A Guarnição de combate a incêndios da 1ª Cia do 3º BBM, composta pelo 1º TEN Denilton, CB Wanderson, SD Wilke e SD Paulo Santos, foi acionada pelo Coordenadoria Integrada de Segurança de Sobral (CIOPS-Sobral) que imediatamente se deslocou até o local na viatura Auto Bomba Tanque 45 (ABT 45).

O incêndio ocorreu em uma residência na Rua Júlio Hilário, no Bairro Edmundo Rodrigues. No momento em que iniciou o incêndio, estavam no local três pessoas, a proprietária da residência e duas crianças. De acordo com o 1º Tenente Denilton, “o fogo atingiu dois cômodos da residência, destruindo duas camas, dois guarda-roupas, dois ventiladores, uma motocicleta e peças de roupa. Assim como, as chamas causaram danos à estrutura da residência, causando o desabamento do teto de um dos cômodos atingidos. Infelizmente, o teto desabou sobre animal de estimação da família (cão), causando sua morte”, relatou o comandante do socorro.

Ao chegar ao local, as chamas já haviam sido extintas por populares e à Guarnição de Combate a incêndios da 1ª Cia do 3º BBM, coube a operação de rescaldo.

Conforme o tenente Denilton, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do Socorro.

Segundo informações da proprietária da residência, “o fogo se iniciou devido a um curto circuito em uma tomada que estava em contato com um dos guarda – roupas”, lamentou.

Prevenção

No ano de 2021, de Janeiro até hoje (24 de Junho) foram atendidas 30 ocorrências de incêndio em residência pelo Quartel da 1ª Cia do 3º BBM, Quartel de Sobral, enquanto no ano de 2020, de Janeiro a 30 de Junho, foram atendidas 20 ocorrências desse tipo. Ou seja, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

A grande maioria dos incêndios em residência são provocados por curto circuitos. Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores são responsáveis pela maior parte deles. Carregadores de celular, má utilização de tês e extensões, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior das residências, também são causas bastante frequentes.

Em síntese, como medidas de prevenção a esse tipo de incêndios, o Corpo de Bombeiros orienta que: seja feita uma manutenção na rede elétrica pelo menos a cada cinco anos; as pessoas evitem ligar vários aparelhos no mesmo ponto de tomada; ao carregar um celular, nunca apoiá-lo sobre sofá, cama, colchão ou travesseiros e sempre que terminar de carregar, retirar o carregador da tomada; ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha (GLP) e todos os equipamentos elétricos; uma atitude bem simples, mas que pode evitar ou dificultar a propagação do fogo, seria fechar as portas e janelas de todos os cômodos.