Corpo de Bombeiros informa como usar o hidrante de parede

23 de junho de 2021 - 09:20 # # # # # #

Texto: Tenente Coronel Wagner Maia - Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

Saber usar um hidrante de parede é importante, pois combate incêndios e salvar vidas!

Corpo de Bombeiros informa com usar um hidrante de parede, combate incêndios e salvar vidas! – Você sabe como usar um hidrante de parede? Confira as dicas do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para você a seguir:

– Veja a classe do incêndio. Use apenas para apagar fogo de matérias sólidos como papel e madeira;
– Desligue a rede de energia elétrica;
– Abra a caixa do hidrante;
– Tire a mangueira da caixa e desenrole até ficar sem dobras;
– Encaixe a mangueira na conexão;
– Use a chave de mangueira para encaixar as conexões;
– Verifique se a mangueira ficou bem encaixada;
– Conecte o esguicho no bico da mangueira;
– Fique a uma distância segura do fogo e na posição contrária ao vento;
– Mantenha a sua posição firme e segura;
– Peça para outra pessoa abrir a válvula da água;
– Controle o esguicho da mangueira de acordo com a força do fogo;
– Use a mangueira até o fogo ser totalmente apagado.

Partes do Hidrante de Parede

Conteúdo produzido pela equipe de estagiários do CEPI/CBMCE.

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos, contra incêndios e de projetos de edificações, antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Como também, desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em síntese, no ano de 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram realizados 102.269 processos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Igualmente, desse total, 18.191 processos foram atendidos de forma remota. A expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.