Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Eusébio

22 de junho de 2021 - 09:46 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Eusébio. Atuaram na ocorrência os bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) e do José Walter (4ªCia/1ºBBM). O incêndio ocorreu na tarde desta segunda-feira (21), no município do Eusébio, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). As chamas ocorreram em uma residência na Rua Elsa dos Santos Freitas, onde foram registrados somente prejuízos materiais.

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Eusébio

De acordo com o comandante do socorro, tenente Gilvan, “o proprietário da residência viajou e a casa pegou fogo e consumiu todo os cômodos do térreo. As portas fechadas nos quartos do andar superior evitou que o fogo se alastrasse para toda a residência”, relatou.

Imediatamente, a partir do corpo de bomba da viatura auto bomba tanque e salvamento 05 (ABTS 05), se armou uma linha de ataque com três mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas. O combate foi ofensivo e consumiu aproximadamente, para o combate e rescaldo, cerca de 6.000 litros de água.

O botijão de gás de cozinha não foi afetado, pois fica instalado corretamente pelo lado de fora da residência. Antes da chegada dos bombeiros, os próprios vizinhos arrombaram a porta da casa para tentar apagar as chamas, sem sucesso.

Por prevenção, foi solicitado apoio para suporte de água e efetivo, pois o fogo estava alto e corria o risco de passar para as residências vizinhas. O ambiente estava totalmente gasado por fumaça. Os bombeiros tiveram que usar seis cilindros de oxigênio do equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Apesar da voracidade do fogo, a residência não apresentou sinais de patologia estrutural.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Eusébio. Atuaram na ocorrência pela Messejana: tenente Gilvan, subtenente Pedro Nojosa, cabo Raulino, soldado Wesley. Pelo José Walter: tenente Elieudo, subtenente Gomes, subtenente Marcelo, cabo Pedro Serra e soldado Costa. SD Costa

Prevenção

O Corpo de Bombeiros recomenda que ao sair de casa para viajar se deve basicamente desligar o quadro de energia e desligar o registro do gás de cozinha.