Corpo de Bombeiros atua em incêndio na rede elétrica, em Maracanaú

20 de junho de 2021 - 07:46 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros atua em incêndio na rede elétrica, em Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) atuam em incêndio na rede elétrica

O Corpo de Bombeiros atua em incêndio na rede elétrica, em Maracanaú. Na noite desta sexta-feira (18), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou no incêndio de uma rede elétrica que se encontrava em curto circuito. A ação aconteceu entre 20h05 até por volta das 21h25, na Rua 36, do conjunto Jereissati II, em Maracanaú, pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebeu o chamado pelos moradores da Rua. Imediatamente, os bombeiros que estavam de prontidão se deslocaram até o endereço informado para fazer o combate.

De acordo com o tenente Cristino, “ao chegar no local foi verificado que se tratava de um incêndio na rede de internet ( fiação) ficamos no local até que o fogo fosse extinto naturalmente”, declarou o comandante do socorro. A empresa concessionária de energia elétrica foi solicitada ao local, mas não chegou ao local até a extinção do incêndio.

Contudo, após ser verificado toda a segurança, coube a guarnição isolar a área de modo adequado e sinalizado.

Como combater incêndio em equipamento energizado

Os incêndios são categorizados pelas classes A, B, C, D e K. No entanto, embora os extintores sejam de fácil manuseio, cada modelo conta com especificações adequadas para combater os incêndios. As chamas podem ser ocasionadas por diferentes combustíveis, fontes de calor ou comburentes, portanto é essencial conhecer com antecedência quais métodos devem ser usados.

No caso específico de material elétrico energizado, o extintor indicado é o de gás carbônico que atua na classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Contudo, caso aconteça um curto circuito na rede elétrica próximo a sua residência, se deve ficar distante da fiação elétrica, assim como, se deve desligar o quadro de energia de sua residência. Acione a concessionária de energia e se houver fogo, o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Acompanhe as ações do Governo pelo Telegram