Bombeiros realizam treinamento em Salvamento e Emergência Aquática para Casa Militar

19 de junho de 2021 - 18:07 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Salvamento e Emergência Aquática para Casa Militar

Os Militares que compõem a Casa Militar receberam treinamento em Salvamento e Emergência Aquática

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Cia de Salvamento Marítimo, encerrou nesta sexta-feira, dia 18 de junho, o primeiro ciclo de Treinamento em Emergências Aquáticas ofertado para os militares que atuam na Casa Militar. Esse Ciclo de treinamentos está previsto para um total de quatro turmas e em média 50 militares. A capacitação se realizou ao longo da semana, com carga horária de 20 horas / aulas, sendo coordenado pelo Coronel BM Cláudio Barreto, e contou com o apoio dos Bombeiros Militares: Major Chailon, 1º Tenente Rodrigo, Soldado Batista e Soldado R. Chaves.

O conteúdo programático abordou os processos de prevenção, salvamento aquático e recuperabilidade do afogado, dividido em instruções teóricas e práticas. As aulas teóricas aconteceram na sede da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar), no Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), enquanto as aulas práticas aconteceram em ambientes diversos, como: piscina (Clube dos Oficiais na Praia do Futuro), rio (Rio Cocó próximo a Sabiaguaba) e Mar (Praia do Náutico).  Durante o treinamento foram utilizados diversos equipamentos de salvamento aquático para a capacitação e atualização dos alunos, como nadadeiras, flutuadores, pranchão de salvamento e moto aquáticas.

De acordo com o comandante Ronaldo Roque, ” essa iniciativa destaca a integração do Corpo de Bombeiros do Ceará com as demais vinculadas em especial a Polícia Militar por meio da Casa Militar”, frisou o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Como também, o coronel policial militar Alexandre Ávila, “é extremamente necessário que os militares que compõem a Casa Militar tenham elevado nível de conhecimento e capacidade técnica para enfrentar situações que ultrapassam a mera atuação direta da segurança de autoridades. Outras possibilidades são factíveis e possíveis de ocorrer e devem ser consideradas no processo de treinamento e qualificação de nossos agentes”, ressaltou o Secretário Chefe da Casa Militar do Estado do Ceará.

Emergência Aquática

O que é Emergência Aquática? Curso de Emergências Aquáticas e Suporte Básico de Vida (SBV) são o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam a prevenção ao afogamento, com a finalidade de não expor a vida de outras pessoas aos riscos do afogamento; a realização de salvamento e resgate aquático, para fornecer flutuabilidade e retirar as vítimas do processo de afogamento; e o fornecimento de Suporte Básico de Vida suporte de vida à vítima de afogamento.

Salvamento Aquático

O salvamento em si é o conjunto de ações necessárias para recuperação de pessoa, animal ou bem submetido a qualquer tipo de ameaça, quer auto infringidas ou decorrentes de acidentes, no ambiente aquático, quer naturais ou artificiais.

Contudo, esta iniciativa visou unir o conteúdo do salvamento e da emergência que se complementam de modo que o conteúdo ficou mais rico. De modo que os alunos ampliaram suas habilidades técnicas, práticas e operacionais.

Na próxima semana tem outra turma e segue o treinamento.