Corpo de Bombeiros presta homenagens por meio de condecorações

18 de junho de 2021 - 20:47 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros presta homenagens por meio de condecorações

Homenageados e Comandos do Corpo de Bombeiros do Ceará

O Corpo de Bombeiros presta homenagens por meio de condecorações. O ato se realizou por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira (18), no salão nobre do Casarão Vermelho, na Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga, sede do Quartel do Comando Geral. Na oportunidade, foram homenageados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE):

– O Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti com a Medalha Mérito Rachel de Queiroz;

– O artista Waldonys  José Torres de Menezes com a Machadinha Simbólica;

– O Professor João Milton Cunha de Almeida com a Medalha Mérito Educador Paulo Freire;

– O professor Justo Geraldo Barros da Silva com a Medalha Mérito Educador Paulo Freire.

Além dos homenageados, estiveram presentes o Comandante-Geral, Coronel Ronaldo Roque, o Comandante-Adjunto Coronel Zélio Menezes, Como também prestigiaram a solenidade, o Diretor de Planejamento e Gestão Interna (DGPI), o coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, o comandante do Comando de Bombeiro do Interior (CBI), o coronel Anderson Viana, assim como o assessor da Casa Militar, o coronel Cláudio Barreto, além do comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), o tenente coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues e o comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente coronel Nilton Régis.

Todos estiveram presentes, a exceção do Capitão Aviador que participou da solenidade de modo on-line.

Sobre a Medalha do Mérito Educador Paulo Freire

A medalha do Mérito Educador foi instituída no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), em alusão ao pedagogo Paulo Freire, por meio do Decreto nº 30.190, de 14 de Maio de 2010. Considerando a importância do reconhecimento dos que contribuem na educação dos discentes do colégio militar do Corpo de Bombeiros. Assim como, o Educador Paulo Freire é ícone da pedagogia no Brasil e que reconhecer publicamente estas premissas contribui para o fortalecimento e engrandecimento dos valores morais e éticos e torna-se exemplo a ser seguido pela família CMCB.

Comandante Ronaldo Roque e o Professor Justo

Sobre a Medalha Mérito Rachel de Queiroz

A medalha do Mérito Rachel de Queiroz foi instituída no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), por meio do Decreto nº 27.251, de 17 de novembro de 2003, em alusão à tradutora, escritora, jornalista e dramaturga brasileira, autora de destaque na ficção social nordestina, sendo a primeira mulher a ingressar na academia brasileira de letras. Considerando o reconhecimento e destaque pelo esforço, dedicação e compromisso.

Comandante Ronaldo Roque e o Professor João Milton e Senhora

Sobre a Machadinha Simbólica

De acordo com a PORTARIA Nº 238/2012 – GAB. CMDO. Em seu CAPITULO IV, Artigo 13, versa que a MACHADINHA SIMBÓLICA é a comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará para distinguir os bombeiros militares que comprovadamente tenham se destacados em operações BM de grande vulto, demonstrado espírito de solidariedade, amor, abnegação e compromisso a causa bombeirística.

Em síntese, em seu parágrafo segundo, § 2o – As pessoas e/ou entidades civis e militares que tenham comprovadamente colaborados para ao senso nas missões legalmente atribuídas ao Corpo de bombeiros, nos campos da prevenção, combate a incêndio e salvamento também farão jus a comenda de que trata este capitulo.

Comandos do Corpo de Bombeiros do Ceará e Waldonys

Vidas alheias e riquezas salvar!