Corpo de Bombeiros realiza vistoria em parque de tancagem no Icapuí

17 de junho de 2021 - 10:33 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros realiza vistoria em 18 edificações no Aracati

Corpo de Bombeiros realiza vistoria em 18 edificações no Icapuí

O Corpo de Bombeiros realiza vistoria em 18 edificações no Aracati. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) realizou vistorias nessa quarta-feira, 16 de junho, uma operação preventiva que tem como objetivo principal fiscalizar diversos ramos de atividades da indústria, comércio e serviços do Estado do Ceará. O trabalho observa a situação do sistema de segurança contra incêndio e pânico, dos prédios e suas instalações.

Como resultado inicial, foram vistoriados, 18 edificações. As vistorias foram localizadas na Fazenda Belém, em Icapuí local de extração de petróleo, já dispunha do Certificado de Conformidade, mas neste caso específico se tratou de uma vistoria de renovação. A vistoria foi realizada pelos Bombeiros do Aracati (3ªCia/4ºBBM), Tenente Mattos, Cabo Fernando e Soldado Falcão.

Essas ações são necessárias,  pois tratam das vistorias em áreas de risco consideráveis, tendo em vista a complexidade que apresentam as ocorrências envolvendo parques de tanques de combustíveis líquidos, permitindo maior segurança nas instalações e melhor conhecimento do local pelos bombeiros da unidade do CBMCE responsável pela região.

Das vistorias

Essa operação de fiscalizar intensamente um nicho específico de edificações e atividades visa identificar se os sistemas preventivos estão funcionando, e se comprometem a segurança das pessoas e patrimônios em cada setor. Desse modo a ação previne acidentes e incêndios por meio do levantamento dos pontos críticos de cada edificação.

Nas edificações fiscalizadas, de modo específico, foram observadas as condições de funcionamento dos extintores, sinalização das saídas de emergência, Iluminação de emergência, sistemas de detecção e de alarmes, bombas de incêndios e para-raios, bem como se dispõem do certificado de conformidade, para que o Corpo de Bombeiros possa orientar os responsáveis para a correta manutenção e funcionamento desses sistemas.

As construções apontadas como deficientes em seus sistemas preventivos serão notificadas pela corporação de acordo com a Lei 13.556 de 29/12/2004, para que se adequem à legislação estadual, fazendo com que a segurança contra incêndio venha a atingir um maior número possível de empresas regularizadas, com sistemas e equipamentos de proteção operante. Levando assim mais tranquilidade e segurança às pessoas em nossa cidade.

As vistorias realizadas observam os riscos de incêndio dos produtos em estoque e os meios para combate ao fogo em caso de sinistro, podendo a edificação, dependendo do risco e falta de certificado de conformidade sofrer sanções maiores como a interdição do estabelecimento em caso de risco iminente.

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Ronaldo Roque de Araújo, comandante-geral do CBMCE.

Contudo, a novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos, contra incêndios e de projetos de edificações, antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Como também, desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em síntese, no ano de 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram realizados 102.269 processos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Igualmente, desse total, 18.191 processos foram atendidos de forma remota. A expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.