Bombeiros resgatam duas cobras tipo Jiboia em Maracanaú e Pacatuba

15 de junho de 2021 - 15:18 # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros resgatam cobras tipo Jiboia em Maracanaú e Pacatuba

Bombeiros (1ªCia/2ºBBM) resgatam cobras Jiboia em Maracanaú e Pacatuba

Bombeiros resgatam cobras tipo Jiboia em Maracanaú e Pacatuba. Ambas as ocorrências foram acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) onde os Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/BBM) resgataram duas cobras tipo Jiboia. Nas Áreas Integradas de Segurança 12 e 24, respectivamente.

As ocorrências ocorreram na manhã desta segunda-feira (14).  imediatamente após o acionamento a guarnição de busca e salvamento 3 se deslocou para os locais para resgatar as duas cobras. Os animais foram resgatados sem nenhum machucado aparente e posteriormente foram devolvidos ao seu habitat natural.

Primeiramente, em Maracanaú, a cobra foi resgatada no portão da garagem, na Avenida Dez, no Bairro Jereissati II. Já na Pacatuba a cobra se encontrava no quintal entre algumas telhas, na Avenida Das Mungubeiras. As cobras resgatadas mediam cerca de 2 m e 1m70, respectivamente.

Sobre a cobra Jiboia

Boa Constrictor ou cobra Jiboia, como é conhecida popularmente, é uma serpente típica da América Central e do Sul. Ao contrário do que muitos pensam, a jiboia não é venenosa, mata sua presa por constrição. No Brasil, consideram-se duas subespécies de jiboias: a Boa Constrictor Constrictor ou jiboia amarelaque é de grande porte, e a Boa Constrictor Amarali, que é de menor porte, acinzentada, mais agressiva. Podem ser encontradas na Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Em síntese, em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 5.217 animais. Nestas ocorrências mais dois finais felizes para o resgate de animais no Ceará.

Protegidos por Leis

Em suma, os animais silvestres são protegidos por Leis e, portanto não podem ser capturados ou retirados de seu ambiente natural sem autorização expressa dos órgãos competentes.

O que fazer caso veja uma cobra em sua residência

A princípio mantenha-se afastado de animais silvestres e, se for picado por uma cobra, procura tirar uma foto desta para que se possa identificar com precisão o seu tipo, contribuindo com o seu tratamento. E ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive, finais de semana e feriados.

Leia mais

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras

 

Vidas alheias e riquezas salvar!